Home Destaques Aposentadoria: INSS lança ferramenta on-line capaz de mostrar quanto tempo falta para...

Aposentadoria: INSS lança ferramenta on-line capaz de mostrar quanto tempo falta para o trabalhador se aposentar

1890

pedido-de-aposentadoria-pela-internetO INSS acaba de lançar um novo serviço que simula o tempo de contribuição do trabalhador e diz se já está no tempo de pedir a aposentadoria por idade ou por tempo de contribuição através do “Meu INSS”.


Diferente da ferramenta anterior disponível no site, a nova calculadora realiza uma busca automática de todas as informações e dados de vínculos do trabalhador registrados nos sistemas do INSS. A simulação funciona apenas como um primeiro ‘indício’ do direito, pois ao visualizar a suposta possibilidade de aposentadoria, o trabalhador entrará em contato com o INSS para saber se, de fato pode receber o benefício.

Se no resultado da Simulação for informado que há ‘Vínculo com Pendência’, o segurado não precisa ir imediatamente a uma agência corrigir, uma vez que o vínculo já consta no cadastro do INSS e a análise da pendência já será tratada quando o segurado fazer o pedido de um benefício.

No portal do INSS, o contribuinte acessa e acompanha todas as informações da sua história de trabalho como dados sobre contribuições previdenciárias, empregadores e períodos trabalhados.

O objetivo é que por meio do Meu INSS o segurado consiga acompanhar todas as fases do pedido pela internet, interagir com o INSS quanto ao seu processo e receber notificações diretamente pelo site ou aplicativo para celulares.