Home Destaques Desfile das Escolas de Samba do Rio de Janeiro no Carnaval 2018...

Desfile das Escolas de Samba do Rio de Janeiro no Carnaval 2018 pela internet

2490
homenagem-chacrinha-da-academicosdo-grande-rio
A primeira noite de desfiles na Sapucaí teve homenagem a Chacrinha pela Grande Rio

Carnaval 2018 Rio de Janeiro: Começou na noite de domingo (11-fev) o desfile das Escolas de Samba no Sambódromo Marquês de Sapucaí. Apesar das dificuldades financeiras que as escolas enfrentaram com o corte de recursos, as agremiações se esforçam para mostrar nos desfiles que o grupo representa uma cultura popular que precisa sempre ser valorizada.

Como não houve rebaixamento em 2017, neste ano serão 13 escolas desfilando as vencedoras Portela e Mocidade dividiram o título (após um equivoco de um juiz que prejudicou a Mocidade). Neste ano alguns cuidados foram tomados pela LIESA (Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro) para que o fato não volte a ocorrer neste ano.

 

Segunda noite de desfiles
Diz a tradição carnavalesca que a campeã do carnaval carioca ocorre sempre na segunda noite de desfiles. Nos últimos 33 anos na Marquês de Sapucaí, só cinco vezes uma escola de samba que se apresentou no primeiro dia saiu vencedora. Este ano, a expectativa sobre a última noite é ainda maior, por ela concentrar agremiações de forte apelo popular e muitas vitórias, como Portela, atual campeã (ao lado da Mocidade). Há ainda Beija-Flor (com 13 títulos) e o Salgueiro (com nove, considerados todos os desfiles, desde os anos 1930).

A explicação teórica para tal fato seria o fato dos 36 jurados dos nove quesitos lançarem as notas na manhã de terça-feira, ao fim de 13 desfiles, e as escolas do segundo dia estariam mais “frescas” na memória. O Grupo Especial comporta 12 escolas, mas em 2017 nenhuma delas caiu para a série A, por ter sido um ano atípico, com dois acidentes graves com carros alegóricos na avenida.

Desfiles

Segunda, 12 de fevereiro
Unidos da Tijuca

Portela

Salgueiro

 

Desfiles de domingo, 11 de fevereiro

Desfile Grande Rio

Desfile Mangueira




Desfile Vila Isabel

Desfile Império Serrano