Home Destaques Multas de trânsito agora podem ser pagas com parceladas com cartão de...

Multas de trânsito agora podem ser pagas com parceladas com cartão de crédito

769
pagamento-multa-com-cartao
Pagamentos poderão ser realizados com cartões de débito ou créditos em todo o país

A partir de agora, todos os órgãos de trânsito do Brasil estão autorizados a receber os valores das multas de trânsito e demais débitos relativos ao veículo de forma parcelada. A resolução 697 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito) publicada na quarta-feira (18-out) no Diário Oficial da União autoriza a nova forma de cobrança e estabelece que ela seja feita por meio de cartão de débito ou crédito.




Com a cobrança via cartão, a administradora repassa o valor integral da multa ao órgão de trânsito e financia ao cliente em caso de ele dividir o pagamento. Detalhe: por isso, o parcelamento pode ter juros. Assim que o pagamento, à vista ou a prazo, for aprovado pela operadora do cartão, fica liberado o licenciamento do veículo.

O motorista poderá parcelar uma ou mais multas, inclusive as que já estão vencidas, desde que não estejam incluídas na dívida ativa do município ou do Estado.

A implantação, opcional, cabe a cada órgão de trânsito, do estado ou município. A ideia, de acordo com o Ministério das Cidades, é reduzir a inadimplência nos débitos com essas multas. Antes dessa norma, segundo o Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), alguns órgãos adotaram o parcelamento por meio de boletos de pagamento, mas em muitos casos o dono do veículo, ao regularizar a situação do bem quitando a primeira parcela, não pagavam as demais.