Home Destaques Horário de Verão 2017 começa em várias regiões do Brasil; veja vantagens...

Horário de Verão 2017 começa em várias regiões do Brasil; veja vantagens e mais informações

1456

Horário de Verão 2017 começa em várias regiões do Brasil; veja vantagens e mais informações, Horário de Verão 2017 começa em várias regiões do Brasil; veja vantagens e mais informações

O Horário de Verão 2017/2018 vai começar no Brasil nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, além do Distrito Federal (veja abaixo a lista de estados que usam o horário de verão). Nessas regiões os relógios devem ser adiantados em uma hora, deixando o domingo mais curto com 23 horas de duração.




O Horário de Verão 2017 tem início à zero hora do domingo – 15 de outubro.

>> A partir de meia-noite de sábado (14/10), os relógios devem ser adiantados em uma hora das 00:00 para as 01:00 hs

>>> O Final do Horário de Verão, acontecerá em 18 de fevereiro de 2018.

O que é o horário de verão?
O horário brasileiro de verão é a a prática de adiantar os relógios em uma hora durante os meses do verão, é a alteração da hora oficial em algumas regiões do país em uma hora.

Estados que têm Horário de Verão

O Horário de Verão no Brasil é aplicado por decreto em 10 estados além do Distrito Federal (DF):
Espírito Santo (ES), Goiás (GO), Minas Gerais (MG), Mato Grosso (MT), Mato Grosso do Sul (MS), Paraná (PR), Rio de Janeiro (RJ), Rio Grande do Sul (RS), Santa Catarina (SC) e São Paulo (SP).




Pessoas que gostam e que não gostam do Horário de Verão

Uma grande parte da população não fica satisfeita com a juste do horário pois acredita que perde horas de sono, e se sente mal na adaptação, e outra parte gosta do novo horário pois acredita que pode realizar mais tarefas com o dia ainda claro, tem a sensação de ganhar tempo.

O secretário executivo do Ministério de Minas e Energia, Paulo Pedrosa, disse que, para o governo, a aplicação do horário de verão se aproxima da neutralidade. Em contrapartida, ele afirma que, para a sociedade, para o trânsito e para a vida das pessoas, a impressão é de que a alteração traz mais benefícios.



Dicas para se adaptar
As consequências da mudança de horário no organismo podem ir desde mal-estar, dificuldades para dormir, sonolência diurna e até alterações de apetite. Segundo os médicos, é preciso tomar alguns cuidados nos dias seguintes à mudança de horário, como evitar dirigir distâncias longas. Porém, em alguns dias os efeitos já não serão sentidos.

Os idosos e as crianças, por terem uma necessidade maior de sono e de rotina, podem sentir mais os efeitos da mudança de horário. Uma dica para melhorar a adaptação é dormir com a janela aberta, para que a luminosidade natural ajude a despertar mais cedo.




Qual a vantagem do Horário de Verão?
Redução do consumo de luz artificial, ou seja, da energia elétrica, principalmente, para iluminação, e aumento das horas de lazer, visto que escure mais tarde. O melhor aproveitamento da luz do sol traz benefício geral à população, seja para o lazer ou para atividades comerciais, a indústria, o turismo e, também, se ganha com os benefícios ecológicos e a preservação do meio ambiente.

Nos países desenvolvidos, o horário de verão é mais extenso do que no Brasil. Na Europa, vigora de março a outubro; nos Estados Unidos e Canadá, de março a novembro.

>> Observação: Neste ano de 2017 o verão começa em 21 de dezembro , e termina no dia 20 de março de 2018.


Horário de Verão 2017 começa em várias regiões do Brasil; veja vantagens e mais informações, Horário de Verão 2017 começa em várias regiões do Brasil; veja vantagens e mais informações

Quando começou o Horário de Verão
O horário de verão brasileiro, foi instituído em 1931, e tem validade a partir de zero hora do terceiro domingo do mês de outubro de cada ano, até zero hora do terceiro domingo do mês de fevereiro do ano subsequente, em parte do território nacional. O objetivo é proporcionar economia de energia para o País com menor consumo no horário de pico (das 18h às 21h), pelo aproveitamento maior da luminosidade natural.