Home Destaques Morre o cantor e compositor Luiz Melodia; artistas lamentam

Morre o cantor e compositor Luiz Melodia; artistas lamentam

888

 

luiz-melodia-cantor
Luiz Melodia homenageia as origens do samba em seu show 

Luiz Carlos dos Santos, o Luiz Melodia, morreu, na manhã desta sexta-feira (4 de agosto), no Rio de Janeiro aos 66 anos. O cantor, compositor e músico carioca lutava contra um câncer que atacou a medula óssea. Melodia chegou a fazer um transplante de medula óssea e resistiu ao procedimento, mas não vinha respondendo bem à quimioterapia. No dia 13 de maio, Melodia passou por uma cirurgia bem-sucedida de transplante de medula óssea, porém a doença não regrediu e o estado de saúde de Melodia se agravou bastante nesta quinta-feira (3).

O músico nasceu em 7 de janeiro de 1951 no Morro do Estácio, no Rio de Janeiro. Filho único, começou sua caminhada na música após ver seu pai tocando em casa. O menino Luiz Carlos dos Santos cresceu jogando bola na favela e dançando nas rodas com os músicos da escola de samba Estácio de Sá. Luiz Melodia é definido pelos amigos como um apaixonado pelo Vasco e pela Estácio de Sá, com um carinho especial pela Bahia.

Autor de sucessos como “Pérola Negra”, “Estácio, Holly Estácio”, “Magrelinha” e “Juventude Transviada”, Melodia era conhecido por mesclar o samba ao suingue do soul em um modo original de compor e interpretar, dono de um estilo único e uma das vozes mais marcantes da MPB. Melodia era casado com a produtora e cantora Jane Reis, com quem tem um filho, Mahal, também cantor e compositor.




Velório e enterro

O corpo do cantor Luiz Melodia será velado nesta sexta-feira (4) na quadra da Escola de Samba Estácio de Sá, na avenida Salvador de Sá, Cidade Nova.A cerimônia começa a partir das 18h e será aberta aos fãs. O enterro vai ocorrer no sábado, às 10h, no Cemitério do Catumbi, na rua Catumbi, 120, na zona norte da capital fluminense.

A Escola de Samba Estácio de Sá lamentou a morte do artista:

“O GRES Estácio de Sá vem a público manifestar seu profundo pesar em virtude do falecimento de um de seus mais ilustres torcedores.Luiz Melodia elevou nosso pavilhão e nossa comunidade aos mais altos patamares através de sua música e hoje nosso surdo chora e o Berço do Samba se cala em solidariedade a todos os fãs e à querida amiga e esposa Jane neste momento de dor, que também é nosso. Uma perda irreparável para a Música Popular Brasileira, para o samba e para a Estácio de Sá, no ano em que completamos 9 décadas de história. Decretamos luto oficial de dois dias, suspendendo nossas atividades de quadra nesta sexta e sábado”, diz a nota.

luiz-melodia-morreuArtistas lamentam a morte de Melodia

“Muito triste acordar com uma notícia dessa. Essa semana morreram grandes. Morreu Guaraci do Violão, da Velha Guarda do Império. O Brasil do jeito que está, ainda perder um Luiz Melodia, é uma coisa muito ruim”, lamentou o amigo Zeca Pagodinho.

Gilberto Gil publicou uma foto com Luiz Melodia e escreveu – “Notícia triste na manhã de sexta. Descanse em paz.”

Jair Oliveira, músico, no Instagram: “Obrigado por seu gigantesco legado musical, Melodia. Descanse em paz. “

Maria Gadu, cantora, no Instagram: “Vou sentir sua falta. Te amo, meu amigo. Eterno.”

Alcione, cantora, à GloboNews: “Foi um golpe muito grande para a gente. Ele era uma pessoa singular, além de ser um gentleman. Nós já perdemos muita gente boa, e essa foi de matar, de deixar a gente nocauteado. Que descanse em paz”

Guto França, que foi produtor de Luiz Melodia por 35 anos, lembrou no hospital, nesta manhã, do último show do músico. “O último show que fizemos foi em Jaú, dia 9 de julho do ano passado. Ele passou mal. Ao chegar no Rio, ele fez exames com o médico e foi diagnosticado o câncer de medula”, explicou França.

O amigo lembrou da memória de Melodia com carinho, contando que depois de passar por um autotransplante, ele estava animado, com um projeto de um novo CD. Segundo ele, o cantor e compositor deixou um DVD inédito. “Era uma pessoa doce, amiga, que sempre tratou a todos com muito carinho. Mas, infelizmente, Deus chamou o poeta”, destacou o produtor.