Home Destaques Começam as inscrições para o vestibular 2018 da USP, entram em vigor...

Começam as inscrições para o vestibular 2018 da USP, entram em vigor as cotas sociais e raciais; veja como se inscrever

731
Começam as inscrições para o vestibular 2018 da USP, entram em vigor as cotas sociais e raciais; veja como se inscrever, Começam as inscrições para o vestibular 2018 da USP, entram em vigor as cotas sociais e raciais; veja como se inscrever
Este será o primeiro ano em que estarão valendo as cotas sociais e raciais, aprovadas pelo Conselho da USP

Começa nesta segunda-feira (21-ago) e segue até o dia 11 de setembro (23h59) o prazo para as inscrições para o vestibular da Fuvest 2018 da Universidade de São Paulo (USP). Neste ano, a prova selecionará 8.402 estudantes; são 3.416 na área de Humanas, 3.026 em Exatas e 1960 em Ciências Biológicas (a Santa Casa não selecionará alunos de medicina pela Fuvest).




A taxa de inscrição será de R$ 170,00 e pode ser paga até o dia 12 de setembro e a inscrição somente deverá ser feita no site da Fuvest. No manual do candidato, o aluno poderá conferir os detalhes as datas e número de vagas de acordo com o curso.

Cotas sociais e raciais
Este será o primeiro ano em que estarão valendo as cotas sociais e raciais, aprovadas no mês passado pelo Conselho Universitário da USP. Do total de vagas, 37% serão reservadas a estudantes que cursaram o Ensino Médio todo em escola pública. Dentro dessa reserva, incidirá percentual para candidatos negros, pardos e indígenas, de acordo com a proporção desses grupos na população do Estado, conforme o último censo do IBGE.

Sisu
Outras 2.745 vagas serão ofertadas pelo Sistema de Seleção Única (Sisu). O processo de ingresso pela nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é administrado pela Pró-Reitoria de Graduação da USP.

Os alunos com necessidades especiais devem informar as necessidades de adaptação no momento da inscrição. A primeira fase do vestibular que dá acesso a USP ocorre no dia 26 de novembro e a segunda, entre 7 e 9 de janeiro de 2018. A lista de aprovados na primeira chamada será divulgada no dia 02 de fevereiro.




Mudanças
A Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) anunciou que deixará de fazer a seleção dos alunos para seu curso de Medicina por meio da Fuvest. Segundo nota divulgada pela FCMSCSP, o vestibular para Medicina, assim como para os cursos de Enfermagem e Fonoaudiologia, será realizado pela Vunesp — fundação que formula os testes para a seleção da Universidade Estadual Paulista (Unesp). O vestibular pela Vunesp para os cursos de graduação em Medicina, Enfermagem e Fonoaudiologia será realizado nos dias 2 e 3 de novembro de 2017. Para concorrer pelas cotas, o candidato deverá fazer a autodeclaração no questionário socioeconômico no ato da inscrição.

Fazer Inscrição on-line (site Fuvest)

Locais das provas (1ª fase)
Região Metropolitana:
São Paulo, Barueri/Santana de Parnaíba, Carapicuíba, Guarulhos, Mogi das Cruzes, Osasco, Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul e Taboão da Serra.

Interior:
Barretos*, Bauru, Campinas, Fernandópolis*, Franca, Jaú*, Jundiaí, Limeira, Lorena, Marília*, Mogi Mirim, Piracicaba, Pirassununga, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santos, São Carlos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, Sorocaba e Taubaté*.

*Cidades em que haverá somente a aplicação da prova da 1ª fase. Na 2ª fase, os candidatos que forem convocados serão realocados como segue: de Barretos para Ribeirão Preto; de Fernandópolis para São José do Rio Preto; de Jaú e de Marília para Bauru; de Taubaté para São José dos Campos.