Home Destaques Prouni do 2º semestre abre inscrições para 147 mil bolsas de estudos...

Prouni do 2º semestre abre inscrições para 147 mil bolsas de estudos em universidades particulares; veja como participar

721

prouni-2017-inscricoes




O ProUni (Programa Universidade para Todos) abre nesta terça-feira (06-jun) as inscrições para o segundo semestre de 2017. Serão oferecidas 147.492 bolsas, sendo 67.603 integrais e 79.889 parciais em instituições particulares de ensino superior.

O período de inscrições será realizado em uma única etapa se encerrando às 23h59 do dia 9 de junho (sexta-feira).  (veja como se inscrever no link no final da matéria)

O que é ProUni?

O Programa Universidade para Todos (Prouni) do Ministério da Educação, criado pelo governo federal em 2004, oferece bolsas de estudos, integrais e parciais (50%), em instituições particulares de educação superior, em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, a estudantes brasileiros sem diploma de nível superior.

Quem pode participar do ProUni?

Podem se inscrever no Prouni do segundo semestre de 2017 candidatos sem diploma de curso superior que tenham participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2016 e obtido no mínimo 450 pontos na média das notas e nota na redação que não seja zero.




Para concorrer a bolsas integrais, o candidato deve ter renda familiar bruta mensal de até um salário mínimo e meio por pessoa (R$ 1.405,50). Para as bolsas parciais (50%), a renda familiar bruta mensal deve ser de até três salários mínimos por pessoa (R$ 2.811,00). Além disso, o candidato deve satisfazer a pelo menos uma das condições abaixo:

** Ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública.
** Ter cursado o ensino médio completo em escola da rede particular, na condição de bolsista integral da própria escola.
** Ter cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em escola da rede particular, na condição de bolsista integral da própria escola privada.
** Ser pessoa com deficiência.
** Ser professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica, integrante de quadro de pessoal permanente de instituição pública e concorrer a bolsas exclusivamente nos cursos de licenciatura. Nesses casos, não há requisitos de renda.




O ProUni acontece duas vezes por ano, uma no primeiro e outra no segundo semestre, e oferece bolsas de estudos de 50% ou 100% da mensalidade em faculdades particulares.

A inscrição, é gratuita, deve ser feita exclusivamente pelo site do ProUni.

>> Clique aqui para fazer inscrição para o ProUni 2º semestre


>> Veja todas as informações sobre o ProUni como consulta pela faculdade, curso e e bolsa disponível :   www.siteprouni.mec.gov.br

 

Calendário do Prouni 2017/2

Resultado da primeira chamada: 12 de junho
Comprovação de informações: 12 a 19 de junho
Resultado da segunda chamada: 26 de junho
Comprovação de informações: 26 a 30 de junho
Prazo para manifestar interesse em participar da lista de espera: 7 a 10 de julho