Home Destaques Prazo para regularização de título de eleitor com a Justiça Eleitoral termina...

Prazo para regularização de título de eleitor com a Justiça Eleitoral termina nesta terça-feira; veja como regularizar

2101

 




Termina nesta terça-feira (02-maio) o prazo para o eleitor que não votou e não justificou a ausência nas últimas três eleições ou não pagou as multas correspondentes para regularizar sua situação perante a Justiça Eleitoral.

Quem não o fizer, pode ter o título cancelado, lembrando que a legislação considera cada turno um pleito diferente para efeito de cancelamento. Segundo o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), em todo o país, mais de 1,8 milhão de eleitores estão com seus títulos irregulares por ausência nas três últimas eleições. O cancelamento automático ocorrerá entre os dias 17 e 19 de maio deste ano.

>> Para fazer a regularização, o eleitor deverá apresentar, no cartório eleitoral, documento oficial com foto, comprovante de residência e, se possuir, título eleitoral e os comprovantes de votação, de justificativa ou de quitação de multa.




O eleitor pode consultar sua situação  eleitoral :

No site do TSE (Tribunal Superior Eleitoral)

Na página do TRE (tribunal Regional Eleitoral) de seu estado.

Outra opção é ir ao cartório eleitoral (ver endereço por Zona Eleitoral)e solicitar a informação. Para regularizar é preciso pagar multa de R$ 3,51 para cada um dos turnos que a pessoa deixou de votar.

Débitos
A Justiça Eleitoral  disponibiliza a Consulta de débitos do eleitor, que possibilita a emissão de boletos pela Internet (Guia de Recolhimento da União – GRU) para quitação de multas eleitorais decorrentes de ausência às urnas e/ou aos trabalhos eleitorais.




>> Clique aqui para consultar débitos com a Justiça Eleitoral

Biometria
O eleitor pode aproveitar a ida ao cartório eleitoral para fazer a biometria. Os dados vão servir como base para o documento único de identificação que vai substituir todos os outros como o RG, a carteira de habilitação e o título de eleitor a partir de dezembro de 2017.

Leia também:  Guia Prático para justificar o voto; regularizar o Título de Eleitor;veja como consultar situação eleitoral e débitos pela internet