Home Destaques Campinas sediará novo Centro de Treinamento da Confederação Brasileira de Basquete masculina...

Campinas sediará novo Centro de Treinamento da Confederação Brasileira de Basquete masculina e feminina

1828
Selecao-feminina-Basquete
Parceria terá jogadores das categorias feminina e masculina de base e adulta treinando em Campinas

A prefeitura de Campinas assina nesta semana uma nova parceria com a CBB (Confederação Brasileira de Basquete) para sediar toda a estrutura desde as categorias sub-14 até a adulta (masculina e feminina) da Seleção Brasileira de Basquete no Ginásio do Concórdia que já recebeu treinos do Brasil em outras oportunidades.




O novo Centro de Treinamento receberá adequações e abrigará os atletas na preparação para as competições do calendário esportivo durante dois anos (prazo inicial do contrato). O ginásio, que foi amplamente reformado tem capacidade para 5 mil pessoas. Os equipamentos, usados na antiga sede no Rio de Janeiro, já estão sendo enviados para o ginásio de Campinas.

A CBB não soube precisar quantos atletas farão uso do local, mas informou que todas as categorias (sub-14, sub-15, sub- 16, sub-17, sub-18, sub-19 e adulta) irão utilizar o local. Em cada convocação, 16 atletas são chamadas. Além de tirar do papel o projeto de ter um CT, a CBB espera ter um trunfo para que a suspensão imposta pela Fiba (Federação Internacional de Basquete) seja encerrada. A punição foi aplicada em 2016 porque a CBB não seguiu o estatuto internacional, que prevê total domínio da modalidade no país e proíbe intervenção de terceiros em custeio nas atividades da seleção, além da crise que teria atrapalhado pagamentos da CBB para a Fiba e a reestruturação do esporte no país.

A confederação irá pagar uma espécie de aluguel para assumir a arena e também usar a infraestrutura do clube. A entrada de um patrocinador para ajudar a custear o projeto não está descartada. O contrato será assinado entre o prefeito Jonas Donizette e o presidente da CBB Guy Peixoto.

As seleções brasileiras também ganharão um novo ônibus para transporte dos atletas nos próximos 60 dias. Após costurar parceria com a Mercedes Benz, a CBB conseguiu em comodado o empréstimo de um ônibus de última geração. O veículo, completamente estilizado para a Confederação Brasileira de Basketball, está em fase final de preparação. Ele será utilizado pelas categorias de base e pelas seleções principais também em seus deslocamentos.