Home Destaques Assista ao depoimento do ex-presidente Lula ao juiz Sérgio Moro em Curitiba...

Assista ao depoimento do ex-presidente Lula ao juiz Sérgio Moro em Curitiba nesta quarta-feira (10)

1301

Assista ao depoimento do ex-presidente Lula ao juiz Sérgio Moro em Curitiba nesta quarta-feira (10), Assista ao depoimento do ex-presidente Lula ao juiz Sérgio Moro em Curitiba nesta quarta-feira (10)O primeiro depoimento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva à 13º Vara Federal, em Curitiba (PR), durou quase cinco horas nesta quarta-feira (10). A audiência é relacionada a um dos processos no qual o petista é réu na Operação Lava. O depoimento do ex-presidente acontece dentro do processo em que Lula é acusado de ter recebido, em 2009, propina da empreiteira OAS por meio da reserva e reforma de um tríplex no edifício Solaris, no Guarujá (litoral paulista).



Lula também responde pelo armazenamento de bens depois que ele deixou a Presidência, entre 2011 e 2016. O valor total da vantagem indevida seria de R$ 3,7 milhões, como contrapartida por três contratos entre a empreiteira OAS e a Petrobras, segundo o MPF (Ministério Público Federal), durante o mandato do petista, de 2003 a 2011.

Iniciada às 14h18 desta quarta, a audiência foi conduzida pelo juiz Sergio Moro, responsável pela Lava Jato na primeira instância. O depoimento é o segundo mais longo na história da Operação Lava Jato. As mais de quatro horas do depoimento superaram as quatro horas e meia de um dos depoimentos do doleiro Alberto Youssef, mas ficaram atrás das cinco horas do executivo da Petrobras Paulo Roberto Costa.

Depoimento de Lula ao juiz Sérgio Moro em Curitiba

Primeiro, Moro abriu os trabalhos e fez os questionamentos ao réu no processo sobre o triplex que Lula teria recebido da empreiteira OAS como propina em troca de contratos na Petrobras e sobre a ajuda da empresa na manutenção de parte do acervo presidencial de Lula.




Depois, foi a vez de o MPF (Ministério Público Federal) manifestar-se e fazer perguntas. Após a acusação, foi a vez dos advogados dos réus – além de Lula, há mais cinco denunciados no caso. Por fim, falou o ex-presidente Lula.

O interrogatório do ex-presidente pelo juiz federal Sérgio Moro durou 3 horas e 20 minutos. Moro foi o primeiro a fazer perguntas a Lula, a partir de 14h20, aproximadamente. Durante esse período, houve um intervalo de cerca de dez minutos em que as partes puderam se servir de água e café.

Após o juiz da Lava Jato, foi a vez de o Ministério Público Federal dar início a seus questionamentos, já por volta das 17h40. Depois da Procuradoria da República, os advogados das partes poderão fazer questionamentos.