Home Destaques Museu do Futebol em São Paulo terá entrada gratuita em dezembro

Museu do Futebol em São Paulo terá entrada gratuita em dezembro

794

museu-do-futebol-sao-pauloVisitantes que forem ao Museu do Futebol, no estádio do Pacaembu em São Paulo, terão entrada gratuita entre os dias 20 a 30 de dezembro além de uma programação especial com oficinas durante o período de férias escolares. O museu apresenta além de sua exposição permanente, outra temporária, sobre o futebol nas Olimpíadas, que terminará no dia 30 de dezembro.




O Museu apresenta, em sua exposição permanente, a história brasileira relacionada ao futebol no século 20, evidenciando o esporte como uma das principais manifestações culturais do país, por meio de vídeos, fotografias, áudios, objetos, com destaque para a interatividade, que propicia a troca de histórias e memórias com os visitantes. O passeio sensorial é dividido em três partes principais: História, Emoção e Diversão.

O museu também apresenta a participação das mulheres no esporte até então restrito ao universo masculino e que já foram proibidas de praticar o esporte no país. O destaque fica com as jogadoras Marta e Formiga. Na sala Anjos Barrocos, estão as duas jogadoras e mais 25 jogadores homens, que representam os maiores ídolos do futebol brasileiro. A Marta foi escolhida por ter sido a jogadora mais vezes eleita melhor do mundo pela Fifa, e a Formiga por ser a jogadora que mais tempo atuou na seleção brasileira. São dois recordes que nenhum outro homem conseguiu ter.

Interatividade
Crianças e adultos podem testar a velocidade de seu chute no espaço “Chute a Gol”, além de jogar partidas de pebolim em mesas que tem diferentes esquemas táticos do futebol e participar de oficinas e visitas guiadas gratuitas com a equipe de educadores do museu.




Outro destaque do museu é a Sala da Exaltação, que está localizada embaixo da arquibancada do estádio do Pacaembu e mantém as características originais da construção, com suas colunas e finalização em concreto. Nas paredes há a projeção de um vídeo que traz a sensação para o visitante de estar dentro de uma partida de futebol, com uma torcida gritando e pulando. É possível ver também que a mesma estrutura que sediou a Copa em 1950 ainda está de pé, ainda está inteira e o visitante tem acesso e pode tocar.

Além da mostra permanente, os visitantes poderão conferir a exposição temporária O Futebol nas Olimpíadas, que traz as camisas de Barbara e Weverton (goleiros olímpicos), a bola de futebol usada nas penalidades do jogo que garantiu o ouro olímpico inédito para o Brasil em 2016; a mostra traz, entre outras instalações, cartazes de todas as edições dos Jogos Olímpicos Modernos.

O museu não abrirá nos dias 24, 25, 31 de dezembro e 1º de janeiro. De 20 a 30 de dezembro, a entrada é gratuita. Após esse período, os ingressos custam R$ 9 (inteira) e R$ 4,50 (meia), com entrada gratuita todos os sábados.

Serviço
Museu do Futebol
Local: Estádio do Pacaembu em São Paulo
Data: de 20 a 30 de dezembro
Entrada: Gratuita
Ver rota até o local