Home Destaques Começa o verão 2016 no Brasil; veja informações e orientações para a...

Começa o verão 2016 no Brasil; veja informações e orientações para a estação mais quente do ano

4234

 




O verão estação mais quente do ano, começa depois da primavera e termina antes do outono. Neste ano de 2016, o verão no Brasil e todo Hemisfério Sul (países como a Colômbia, Argentina e Uruguai) começou dia 21 de dezembro, às 7h44 ( 8h44 no horário de verão) e termina no dia 20 de março de 2017. No Hemisfério Norte (países como Estados Unidos, Canadá e toda Europa) o verão começa no dia 21 de Junho e termina no dia 23 de Setembro.

>> A previsão inicial era de que as temperaturas seriam menores do que as registradas no verão passado, quando o fenômeno El Niño provocou um aumento nas temperaturas e nas chuvas em algumas regiões. Porém nos primeiros dias do verão 2016 no Brasil já foram registradas altas temperaturas com em São Paulo (31ºC) e Rio de Janeiro (sensação térmica de 41ºC).

O que é Solstício de Verão?




É um fenômeno da astronomia que marca o início do Verão. É o instante em que há uma inclinação do eixo terrestre, que faz com que o lado sul ou norte do planeta receba mais luz do sol, enquanto o outro lado recebe menos luz. Quando ocorre o solstício de verão também ocorrem os dias mais longos que as noites do ano.

Chuvas
O verão 2016 deve ser de chuvas abaixo da média histórica na Região Nordeste, principalmente no semi-árido nordestino por conta do aquecimento das águas do Atlântico Tropical Norte, que afetam a precipitação do Nordeste, ocasionando menos chuvas na região, de acordo com o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC).

Na Região Norte, a previsão é de que a precipitação seja dentro da média histórica, com leve tendência a ter uma estiagem. Para a Região Sul, a previsão é de que a chuva seja de normal a levemente acima do normal. Para as regiões Centro-Oeste e Sudeste, o CPTEC ainda não tem uma previsão sobre as precipitações no verão.




Horário Brasileiro de Verão 2016
O sistema de horário de verão consiste no adiantamento em 1 hora nos relógios. O objetivo desse sistema é ter um melhor aproveitamento da luz do dia, economizando energia elétrica e evitando picos de consumo. Neste ano o horário de verão teve início em 16 de Outubro 2016 e termina em 19 de Fevereiro 2017.

Cuidados com a saúde no verão
O verão é uma estação que exige cuidados com a saúde e com a pele. O calor proporciona condições ideais para a ocorrência de sintomas e doenças que podem abalar o bem-estar físico. Os mais comuns são aqueles que levam a perda de líquidos como a desidratação.

>> Aumentar a ingestão de líquidos como água, suco de frutas e água de coco. Todos os dias, aplicar um bom hidratante no corpo, que ajuda a manter a quantidade de água na pele entre 10% a 30%. Usar filtro solar todos os dias, produtos com Fator de Proteção Solar (FPS) 15 ou 20 podem ser usados no dia a dia; e o FPS 30 ou superior é ideal para uma exposição mais longa ao sol (praia, piscina, pesca etc.)

>> Manter uma alimentação mais leve: alimentos podem ajudar na prevenção dos danos que o sol causa à pele, como cenoura, abóbora, mamão, maçã e beterraba, pois contêm carotenóides, substância que se deposita na pele e retém as radiações ultravioletas. Esta substância é encontrada nas frutas e legumes de cor alaranjada ou vermelha.

Clique aqui para ver + notícias de saúde, dicas de bem-estar e beleza