Home Destaques MEC divulga nova data para provas do Enem 2016 e publica nova...

MEC divulga nova data para provas do Enem 2016 e publica nova lista atualizada das escolas ocupadas;veja todas as informações sobre o exame e orientações também para quem não recebeu o aviso ou mensagem do MEC

40154

MEC divulga nova data para provas do Enem 2016 e publica nova lista atualizada das escolas ocupadas;veja todas as informações sobre o exame e orientações também para quem não recebeu o aviso ou mensagem do MEC, MEC divulga nova data para provas do Enem 2016 e publica nova lista atualizada das escolas ocupadas;veja todas as informações sobre o exame e orientações também para quem não recebeu o aviso ou mensagem do MEC




Atualização em 23 de novembro de 2016

>> MEC divulga novos locais da segunda prova do Enem 2016;veja datas, como estudar online grátis e mais informações

 

Segunda-feira, 07 de novembro de 2016

>> Agora são 270 mil candidatos  que não poderão fazer as provas para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nos dias 5 e 6 de novembro (sábado e domingo) em razão das 404 ocupações em colégios listados como locais de provas. A informação atualizada foi divulgada pelo Inep  no sábado (05 de novembro).De acordo com o instituto, 40 novas escolas foram incluídas. Neste ano de 2016 foram 8,7 milhões de inscritos para o exame de acordo com o MEC (Ministério da Educação).

>> As provas adiadas serão realizadas nos dias 3 e 4 de dezembro (sábado e domingo). A divulgação das notas do Enem 2016 estava prevista e foi mantida para 19 de janeiro. Segundo o Inep – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira , não houve alteração nessa data e, por isso, não vai haver interferência no cronograma das instituições que usam o Enem como processo seletivo.

As ocupações em diversos estados são motivadas contra a medida provisória que trata da reforma do ensino médio e também contra a PEC do teto de gastos públicos.




Aviso aos candidatos
A presidente do Inep, Maria Inês Fini, diz que todos os alunos afetados vão receber um SMS avisando sobre o adiamento e nova data. Entretanto, o novo local ainda não será informado neste primeiro contato.

QUEM NÃO RECEBEU O AVISO OU MENSAGEM
O Inep afirmou, no fim da tarde de sexta-feira (4), que todos os candidatos do Enem 2016 que não receberam qualquer aviso sobre o adiamento do local de provas devem realizar o exame neste fim de semana em 05 e 06 de novembro.

“Os inscritos que não tenham recebido qualquer comunicado oficial do órgão, por e-mail ou SMS, informando a transferência da data da sua prova para 3 e 4 de dezembro, devem se encaminhar, normalmente, para o local de aplicação sinalizado em seu cartão de confirmação, afirmou o órgão, em nota.




Já os estudantes que receberam alertas por SMS, e-mail, ou viram, no cartão de confirmação ou na lista publicada pelo Inep, o nome do seu local de provas indicando o adiamento “não precisam se dirigir a esses locais, pois seu exame já está adiado para 3 e 4 de dezembro”, segundo o próprio Inep.

>> Nesses casos, os locais de prova irão mudar. Esses estudante farão o Enem “em novos endereços de aplicação que serão divulgados oportunamente”, diz o órgão.

Quem estiver em dúvida poderá ir até o endereço do local de provas e tirar dúvidas. “Caso cheguem nesses locais e estes estejam ocupados, não acontecerá a aplicação do Enem 2016, porém, haverá coordenadores do Consórcio Aplicador do Exame para repassar as orientações necessárias. Aqueles que não participarem das provas no próximo final de semana em razão das ocupações poderão fazer o Exame em 3 e 4 de dezembro, com segurança e isonomia”, explicou o Inep, no comunicado.




Atualização em 05-nov às 17h:  Escolas que estavam em lista de adiamento do Enem tiveram prova aplicada

Neste sábado (05-nov) o Inep, órgão do Ministério da Educação responsável pela aplicação do Enem, reconheceu que houve um equívoco no envio das mensagens, um erro na comunicação, e escolas do Distrito Federal e do Pará que estavam na lista divulgada pelo MEC como locais afetados pelo adiamento do (Enem) tiveram prova aplicada neste sábado (5).  Uma delas é o Centro de Ensino Médio Ave Branca (Cemab), em Taguatinga, no Distrito
Federal,  e o outro caso aconteceu em Santarém, no Pará, no prédio 2 da Unidade Amazônia da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa).

>> O Inep reconheceu o erro e garantiu que em ambos os casos os alunos terão o direito de fazer o exame nos dias 3 e 4 de dezembro.




Conteúdo das novas provas
O Inep afirmou que a nova prova do Enem já foi elaborada e não vai afetar o equilíbrio entre os participantes, pois  uma prova não vai ser mais “difícil” que a outra. “A prova é equivalente”, afirma Maria Inês. A base dessa argumentação é a chamada de Teoria de Resposta ao Item, ou TRI, que é a metodologia usada na correção.

>> Clique aqui e veja a lista das escolas afetadas que não terão provas do Enem 2016 nos dias 05 e 06 de novembro

Cartão de confirmação
O documento traz o local onde o participante deve fazer a prova, o número de inscrição no Enem, data, horário e o local onde o aluno realizará o exame, indicação de atendimentos especializados, conforme descrito no ato da inscrição para o caso de necessidades especiais, gestantes, lactantes e etc. Opção da língua estrangeira que cairá na sua prova. Mesmo com tantas informações importantes, não será obrigatória a apresentação do cartão de confirmação no dia da realização do exame nacional do ensino médio.




>> Clique aqui para acessar o cartão de confirmação enem 2016

Data e hora das provas
Em ambos os dias da prova, 5 e 6 de novembro (sábado e domingo) os portões de acesso serão abertos às 12h e fechados às 13h, seguindo sempre o horário de Brasília. Após o fechamento dos portões, os participantes deverão aguardar em sala de provas até que seja autorizado o seu início, às 13h30min, após procedimentos de verificação de segurança.

Documentos para o dia da prova
Para realizar as provas do Enem, é necessário apresentar um documento de identificação original com foto. É importante levar  RG, CPF, CNH, ou até título de eleitor.

Caneta Preta
De acordo com o edital do Enem, os candidatos só podem levar consigo canetas de tinta preta para realizar a prova. Elas também precisam ter o corpo transparente, de forma que o fiscal possa enxergar o interior da caneta. Não serão aceitos lápis, lapiseira, borracha ou caneta azul.




Proibições nos dias das provas

Não é permitido, sob risco de ter a prova anulada:

** Recusar-se sem justificativa a ser submetida à revista eletrônica, coleta de dado biométrico e ter revista eletrônica de objetos
Não aguardar em sala de provas das 13h00min as 13h30min para iniciar as provas
Não apresentar, no prazo estipulado, os documentos solicitados pelo Inep
Perturbar a ordem e comportar-se indevidamente no local de prova
Declaração falsa ou inexata em qualquer documento referente ao exame
Comunicar-se com outro participante, seja por voz, escrito ou qualquer outra forma
Portar, dentro da sala de provas, equipamento eletrônico e de comunicação (celulares devem ser desligados e colocados dentro de sacos plásticos lacráveis, entregues por fiscais de prova, no local




** Utilizar óculos escuros e artigos de chapelaria como boné, chapéu, viseira, gorro ou similares
Portar armas de qualquer espécie, mesmo com licença de porte
Receber quaisquer informações sobre as provas, de qualquer membro da equipe de aplicação do ou de outro participante
Qualquer tipo de fraude em benefício próprio ou de terceiros
Uso de livros, anotações ou referências impressas para consulta, durante o exame
Deixar a sala de provas sem o acompanhamento de um aplicador ou ausentar-se antes de duas horas do início das provas
Não entregar Cartão-Resposta, Folha de Redação e Folha de Rascunho ao aplicador, ao terminar as provas
Não entregar Caderno de Questões ao aplicador, exceto ao deixar em definitivo a sala de provas nos últimos 30 minutos anteriores ao fim do prazo de resolução do exame
Deixar a sala de provas com o Cartão-Resposta, Folha de Redação e/ou Folha de Rascunho
Não obedecer às orientações da equipe de aplicação durante a realização do Exame




>> Reta final do Enem 2016: Veja passo a passo para as provas, baixar grátis o aplicativo oficial do enem, locais de prova, temas de redação-estudar on-line, Hora do Enem , MecFlix  e Geekie Games


Dúvidas e mais informações
Participantes que tiverem dúvidas sobre a prova podem acionar a Central de Atendimento do Inep pelo telefone 0800-616161. O atendimento por telefone tem funcionamento diário, entre 8h e 20h. O órgão indica que, antes de procurar o atendimento telefônico, o participante verifique se a questão não está já esclarecida no site do Enem:
enem.inep.gov.br