Home Destaques Som alto dentro de carro passará a ser punido com multa em...

Som alto dentro de carro passará a ser punido com multa em todo o país

1052

Som alto dentro de carro passará a ser punido com multa em todo o país, Som alto dentro de carro passará a ser punido com multa em todo o paísO Conselho Nacional de Trânsito (Contran) regulamentou a multa para abusos de som alto dentro do carro em todo o país, o motorista flagrado com o volume alto demais e que esteja provocando incômodo em outras pessoas será multado por agente de trânsito, mesmo que não seja feita a medição do ruído. Várias cidades já têm leis municipais que punem motoristas flagrados abusando do volume além do permitido.




A infração que é considerada grave, gera 5 pontos na carteira de habilitação (CNH), multa de R$ 127,69 e a apreensão do veículo. Antes, o agente de trânsito deixava de aplicar a multa se não tivesse um equipamento para mediação chamado decibilímetro. O Código Brasileiro de Trânsito considerava som alto volumes de até 80 decibéis a uma distância de 7 metros, e de 98 decibéis, a 1 metro. A regra não se aplica a buzinas, alarmes, sinalizadores de marcha a ré, sirenes, nem a carros de publicidade e de competição.

Na prática, deve funcionar mais ou menos assim: se a gente conseguir ouvir o som de fora do carro, o motorista já está passível de ser multado. Essa resolução do Contran já foi aprovada e publicada no Diário Oficial, portanto, já está valendo em todo o país a nova regra e os motoristas vão ter que ficar mais atentos.