Um dos principais destinos turístico do Circuito das Águas Paulistas, a estância de Serra Negra inaugurou na sexta-feira (12-maio) a réplica da Fontana Di Trevi de Roma na Itália. A fonte, além de prestar homenagens à cultura italiana faz parte dos investimentos voltados a movimentar a economia do município, especialmente através do turismo e da indústria não poluente.
…
A réplica da maior e mais famosa fonte barroca da Itália, levou pouco mais de um ano para ser concluída na rua atrás do paço municipal. Como a fonte terá um grande fluxo de visitantes, a Fontana di Trevi terá segurança 24 horas por dia.
Como é a Fontana Di Trevi de Serra Negra?
O fontanário tem 11 metros de altura, a partir do espelho d’água, e 20,70 metros de largura, e representará aproximadamente 40% do tamanho da fonte original italiana.
Continua após a publicidade
O conjunto de esculturas tem catorze peças produzidas por moldes de silicone e gesso, sobre esculturas de EPS (poliestireno expandido), com finalização de revestimento em fibra de vidro e acabamento refinado. O espelho d’água terá nove bicos distribuidores e a cascata 40 projetores de luz subaquática em led.
A fonte irá utilizar 16 mil litros d’água mas, diferente de outras fontes da cidade, será apenas contemplativa, sendo o consumo da água proibido.
A fonte original que fica em Roma tem 26 de altura e 20 metros de largura, feita em construção barroca da Itália. Sua origem é de 19 a.C. como uma simples bacia o aqueduto agua virgo, que abastecia a cidade. No século XVII foi redesenhada e projetada por Nicola Salvi e reinaugurada em 1762.
A construção representa Netuno em uma carruagem puxada por dois cavalos, montados por dois tritões, um mais velho e outro mais jovem. Segundo a lenda quando se visita a fonte o turista jogar uma moeda e com isso garante seu o retorno à cidade, já duas moedas, o turista se apaixonará por uma ou um italiano (a). E três moedas que casará com sua namorada (o).