Nos últimos dias vários veículos de mídia repercutiram a notícia de que o Campeonato Paulista de 2025 teria uma edição mais limitada, diante da repercussão, o presidente da FPF (Federação Paulista de Futebol), Reinaldo Bastos, negou essa possibilidade de redução do calendário, de acordo com Reinaldo essa mudança nem mesmo chegou a ser discutida.
.
Portanto, o formato da competição permanecerá o mesmo dos últimos anos. Cada equipe terá 12 jogos na primeira fase, e os dois melhores colocados dos quatro grupos garantirão vaga no mata-mata. Os times que se classificarem à final irão disputar, ao todo, 16 partidas.
Até o momento, 16 clubes estão confirmados para o Paulistão 2025, sendo eles; Água Santa – Botafogo-SP – Bragantino – Corinthians – Guarani – Inter de Limeira – Mirassol – Noroeste – Novorizontino – Palmeiras – Ponte Preta – Portuguesa – Santos – São Bernardo – São Paulo – Velo Clube. Continua após a publicidade
O Velo Clube foi o último time a garantir sua vaga no Paulistão 2025 após a final da Série A2. Já o sorteio da fase de grupos da próxima edição do Paulistão ainda será realizado pela FPF ainda neste ano.
A competição oferece cinco vagas para a Copa do Brasil, quatro aos semifinalistas e uma para o melhor eliminado nas quartas de final.
Já o prêmio para o campeão deve ser mantido em R$ 5 milhões, já para o vice o valor fica em R$ 1,65 milhão a exemplo de 2024, o que torna um valor muito baixo para a expectativas dos clubes, e daí o motivo de vários dirigentes questionarem se ainda vale mesmo a pena disputar um estadual diante de um calendário tão cheio quanto o brasileiro.