O Palmeiras confirmou na noite desta quarta-feira (6-dez) seu bicampeonato ao final da 38ª rodada do Campeonato Brasileiro 2023 empatando contra o Cruzeiro em 1 a 1 no estádio do Mineirão em Belo Horizonte. O verdão que começou o ano conquistando o Campeonato Paulista fecha o ano com chave de ouro e presenteando sua torcida com o ótimo trabalho do técnico Abel Ferreira
Endrik marcou para o Palmeiras aos 20 minutos do primeiro tempo após finalização por cobertura com defesa de Rafael Cabral, mas o próprio Endrick pegou o rebote e colocando a bola no fundo do gol.
Do lado do Cruzeiro Nikão empatou aos 34 minutos do segundo tempo após escanteio curto cobrado da direita, Nikão dominou a bola na entrada da área e chutou no canto esquerdo.
O técnico Abel Ferreira faz história com o Palmeiras. Após uma grande crise vivida depois da eliminação na Libertadores, os torcedores não estavam com grandes esperanças para o fim da temporada 2023. Muitos já até falavam que o time não iria ter sucesso nem em se classificar para a Libertadores 2024. No entanto, com mudanças feitas por Abel, a equipe teve uma melhora significativa no Brasileirão, chegado a liderança da competição em sua reta final.
Confira a tabela do Campeonato Brasileiro
Continua após a publicidade
O Palmeiras conquista o Brasileirão pela 12ª vez, a taça será a nona conquistada por Abel Ferreira, que chegou ao clube em 2020. O técnico português vai se isolar como o segundo técnico com mais títulos pelo Palestra, ficando atrás apenas de Oswaldo Brandão, que comandou o time para 10 títulos. O português já é visto como um dos maiores treinadores que já passou pelo Verdão, aumentando ainda mais a idolatria de seus torcedores.
Futuro de Abel no Palmeiras
É possível que uma confirmação sobre a saída ou permanência de Abel Ferreira seja anunciada ainda esta semana no Palmeiras, durante entrevista coletiva Abel foi questionado sobre seu futuro no clube, mas, para Abel o que mais pesa neste momento é estar bem também com sua família que veio morar em São Paulo há poucos meses.
Ainda que o contrato tenha validade até dezembro de 2024, a conquista do Brasileiro pode significar uma despedida. Isto porque o Al-Sadd, do Catar, promete oferecer uma oferta altíssima para tirá-lo do Palmeiras.
O Palmeiras tem agora 12 títulos do Brasileirão, abrindo vantagem como o maior vencedor da competição. O Verdão ficou com a taça em 1960*, 1967*, 1967**, 1969**, 1972, 1973, 1993, 1994, 2016, 2018, 2022 e 2023.