Começa a partir deste mês as novas regras de futebol implementadas pela International Football Association Board (IFAB) órgão responsável por regulamentar as regras da modalidade, que passarão a influenciar na disputa dos jogos de todas as competições.
Veja abaixo as novidades estabelecidas pelo órgão.
Jogador impedido recebe bola do adversário Invasão de campo antes do gol Em caso de um jogador ou membro da comissão técnica do time que sofreu o gol invadir o campo e interferir diretamente na jogada, o gol também será validado. Continua após a publicidade
Comportamento dos goleiros em pênaltis Árbitro assistente reserva com poder
A nova regra prevê expressamente que qualquer atacante que esteja impedido e receba uma bola de um adversário que tinha “total controle” dela, estará habilitado para jogar. O único caso ao qual isso não será aplicado se dará quando um goleiro rebater um chute adversário e a bola se oferecer para um jogador impedido. Neste caso, o lance deverá ser anulado.
Caso a arbitragem julgue que o defensor que tocou na bola não tinha total controle dela no momento em que acabou ‘servindo’ o adversário, o impedimento também deverá ser marcado.
Caso um jogador ou membro da comissão técnica da equipe que marcar um gol esteja dentro de campo e interfira diretamente na jogada do gol, o lance deverá ser anulado e a partida reiniciada com uma falta no local onde o ‘invasor’ estava. Em contrapartida, se não houver interferência no lance, o gol será validado.
Cartão vermelho em pênalti
A nova recomendação prevê que o árbitro só deve expulsar um jogador que cometeu um pênalti caso ele não tenha disputado a bola em momento algum. Se o atleta cometer a penalidade tendo mostrado qualquer tentativa de parar o lance na bola, ele não deverá ser expulso.
A nova medida prevê que os goleiros devem ficar em cima da linha, frente à frente com o cobrador, sem agir de uma maneira que desconcentre ou distraia o adversário, bem como atrase a batida. Também não é permitido que esses atletas toquem nas traves ou na rede.
Antes, a regra previa que apenas o árbitro, os assistentes, o quarto árbitro e os árbitros assistentes adicionais podiam dar suas opiniões durante a partida. Agora, o árbitro assistente reserva, que também faz parte da comissão de arbitragem, poderá participar das comunicações entre eles.