Home Artigos Títulos memoráveis de times brasileiros no século XX

Títulos memoráveis de times brasileiros no século XX

Títulos memoráveis de times brasileiros no século XX

Títulos memoráveis de times brasileiros no século XXAinda que seja algo centenário no Brasil, o futebol continua nos surpreendendo dia após dia. Sempre haverá uma conquista do nosso time do coração que, de uma forma ou de outra, será capaz de nos emocionar. Pensando nisso, separamos para você uma lista com alguns dos títulos memoráveis de times brasileiros no século XX.

Existe uma série de fatores que podem fazer com que o título de um time seja memorável. O fato de ser o primeiro daquela competição, por exemplo, costuma contar muito. Ou, até mesmo, de ser o primeiro em um longo tempo. Em alguns casos, é a conquista que vem após um longo período de dificuldades.

Praticamente todos os times brasileiros que levantaram uma taça no século XX viveram esse sentimento. Alguns, no entanto, foram capazes de extrapolar os limites da torcida em termos de admiração e paixão e contagiaram torcedores de outros clubes e apreciadores do futebol como um todo.

Dito isso, confira alguns dos títulos memoráveis de times brasileiros no século XX.

Internacional – Mundial de Clubes de 2006

Até meados da década de 2000, o Internacional de Porto Alegre vinha de uma seca bastante considerável de grandes títulos. Com exceção do Campeonato Gaúcho, que é tradicionalmente vencido ou pelo Colorado ou pelo Grêmio, salvo as raras surpresas, o time de vermelho e branco estava há mais de uma década sem levantar uma grande taça.

Em 2006, no entanto, essa “seca” de grandes títulos caiu por terra em dose dupla. Misturando um elenco jovem, com jogadores criados na base, e peças experientes bastante pontuais, o Internacional conseguiu a façanha de vencer pela primeira vez na sua história a Libertadores da América. 

O sentimento, sem sombra de dúvidas, foi único – mas curiosamente não é o título que rendeu nossa menção nesta lista. Isso porque foi o Mundial de Clubes daquele mesmo ano que, até o dias de hoje, é encarado como um dos títulos memoráveis de times brasileiros no século XX – e isso por uma série de motivos.

Apesar de ter feito uma excelente Libertadores, praticamente ninguém imaginava que o Internacional seria capaz de ser campeão do Mundial de Clubes da FIFA. Isso porque, do outro lado, havia nada mais nada menos do que o Barcelona de Ronaldinho Gaúcho e companhia, que tinha recém saído de um longo período sem vencer a Champions League também – e por isso estava a todo o vapor.

Curiosamente, o todo poderoso Barcelona não foi suficiente para vencer o Internacional na final daquela competição. O Colorado conseguiu anular o ataque dos catalães e, nas poucas oportunidades que teve, conseguiu ser fatal. A vitória por 1 a 0 trouxe ao Inter um dos títulos mais memoráveis deste século. 

Atlético Mineiro – Campeonato Brasileiro de 2021 

O Atlético Mineiro poderia estar nessa lista de títulos memoráveis de times brasileiros no século XX por outra conquista, sem sombra de dúvidas, inesquecível. A primeira Libertadores da América vencida pelo Galo, lá em 2013, rende cantos e memórias de fato arrebatadoras para os torcedores – mas não é dela que trataremos aqui.

Um recente título em específico do Atlético Mineiro talvez tenha tido um peso tão grande que, sem sombra de dúvidas, merece destaque e honrarias aqui. Estamos falando da conquista do Campeonato Brasileiro de 2021, que fez com que o Galo saísse de uma fila de décadas sem levantar o caneco da principal competição nacional.

Apesar de ser incontestavelmente um dos maiores times do Brasil, o Atlético Mineiro até então só havia conquistado um Campeonato Brasileiro, em 1971. Sendo assim, em 2021 o Galo completou nada mais nada menos do que 50 anos, cinco décadas, meio século da primeira conquista. 

Quis o destino, então, que justamente em uma data tão significativa, o Galo conseguisse sair dessa fila e conquistasse o seu segundo título do Campeonato Brasileiro. Com um elenco liderado por Hulk e composto de outros jogadores chaves, além do técnico Cuca, o time conseguiu imprimir o melhor futebol do Brasil e fez o que não fazia há décadas.

Cruzeiro – Campeonato Brasileiro de 2003 

O caso do Cruzeiro é, curiosamente, um pouco semelhante ao do Atlético Mineiro. Além das duas equipes obviamente terem vindo de Minas Gerais, as duas ficaram décadas sem conseguir levantar o caneco do Campeonato Brasileiro pela segunda vez. A seca do Galo acabou em 2021, enquanto a da Raposa foi em 2003 – mas com alguns extras.

A primeira vez que o Cruzeiro venceu o Campeonato Brasileiro foi em 2003, quando esse nem ao menos era o nome da competição. Depois disso, o time ficou quase quatro décadas sem voltar a ser o melhor time do Brasil – ao menos na principal competição nacional. Mas isso foi por água abaixo no ano em questão.

Comandado por Alex, um dos principais meias que o Brasil já produziu nos últimos anos, o Cruzeiro venceu o Campeonato Brasileiro com folgas e se sagrou campeão do Brasileirão novamente. No entanto, engana-se quem pensa que esse foi o único título da Raposa no ano – muito pelo contrário.

Em 2003, o Cruzeiro venceu a chamada Tríplice Coroa, que é quando um time conquistou três importantes títulos na mesma temporada – ou uma sequência específica de títulos no mesmo ano, visto que há controvérsias. Naquele ano, a Raposa venceu, além do Brasileirão, a Copa do Brasil e o Campeonato Mineiro. 

Santos – Libertadores de 2011 

E para fechar a lista de títulos memoráveis de times brasileiros no século XX, temos um que veio com gosto de nostalgia para os apreciadores do clube formador do maior jogador da história do futebol. Estamos falando de Pelé, ou seja, nesse caso, no Santos e na conquista da Libertadores de 2011.

O fato é que, depois da era Pelé, o Santos ainda não havia voltado a ser aquele grande time – o maior do Brasil, para muitos, até os dias de hoje. Até 2002, com exceção dos dois Brasileiros no início da década, o time ainda não havia escalado àquele patamar internacional. Mas, no fim da década de 2000, isso começou a mudar.

Uma nova geração de craques comandada por Neymar e Ganso vinha dando pinta de que iria mudar essa história novamente. Afinal de contas, com menos de 20 anos, ambos os jogadores já eram os melhores do Peixe e, muito provavelmente, os principais jogadores do Brasil em nível nacional.

Em 2010, veio a conquista da Copa do Brasil. Mas a apoteose acabou ocorrendo no ano seguinte, em 2011, quando o Santos se tornou tricampeão da Libertadores da América. Quase 50 anos depois da última conquista Continental, o Peixe voltou a erguer esse caneco. O primeiro grande e absoluto marco na era pós-Pelé.