Lionel Messi conquistou, nesta segunda-feira (27-fev), pela 7ª vez o prêmio ‘The Best’ da FIFA de melhor jogador de futebol do mundo em cerimônia realizada em Paris. A conquista da Copa do Mundo pela Seleção da Argentina teve um grande peso nas votações para a escolha do melhor jogador.
Na votação, Messi superou seu companheiro de equipe no Paris Saint-Germain, o francês Kylian Mbappé, e o atacante francês Karim Benzema, do Real Madrid, que em dezembro havia conquistado a Bola de Ouro, o prestigioso prêmio concedido pela revista France Football ao melhor jogador do ano.
Admitindo estar “muito nervoso”, Messi declarou no seu discurso: “Este ano foi uma loucura para mim, consegui realizar o meu sonho depois de tanto lutar, tanto buscar, tanto insistir. É um sonho para qualquer jogador e muitos poucos conseguem e eu consegui”.
Messi venceu o prêmio da FIFA em 2009, 2010, 2011, 2012, 2015 e 2019. Em 2016, o prêmio deixou de ser feito em conjunto com a revista France Football. O FIFA The Best existe desde 1991. O técnico Lionel Scaloni foi eleito o melhor treinador de 2022 e Emiliano ‘Dibu’ Martínez o melhor goleiro. Continua após a publicidade
Como é feita a votação do ‘The Best’ da FIFA
A premiação escolhe os melhores jogadores do mundo com um júri formado por quatro grupos: capitães de seleções; técnicos de seleções; um jornalista especialista de cada território; e torcedores do mundo todo cadastrados no site da Fifa.
Cada um dos quatro grupos de eleitores tem o mesmo peso, independentemente do número real de eleitores. Há, ainda, alguns critérios extras. Os capitães das seleções nacionais podem votar nos técnicos e nos jogadores da seleção de seu país. Já os capitães e treinadores indicados ao prêmio não podem votar em si mesmos. Os jornalistas especializados, assim como os torcedores cadastrados, podem votar em qualquer jogador.
Cada membro do júri escolhe três jogadores ou técnicos que consideraram melhores, dentro de uma lista cedida. No caso do prêmio de melhor jogador masculino, por exemplo, a lista prévia tem 11 nomes. O primeiro colocado na escolha do jurado recebe 5 pontos. O segundo, 3 pontos. E o terceiro, 1 ponto.
Soma-se a pontuação de cada atleta. O mais votado dentro de um grupo (jornalistas, por exemplo) recebe 13 pontos. O segundo colocado, recebe 11, e assim por diante. Por fim, o mais votado na soma dos quatro grupos é o ganhador.