A Conmebol e CBF estão articulando a vinda das finais da Copa Sul-Americana, dia 28 de outubro e da Copa Libertadores, marcada para o dia 11 de novembro deste ano no Brasil. A CBF tenta direcionar as finais para o estádio do Maracanã no Rio de Janeiro, uma decisão questionada por muitos, pois jogos internacionais tem aa preferência da entidade para que aconteçam no Rio por uma questão política. Mas, além do RJ outros estados estão preparados para receber eventos esportivos internacionais devidos aos estádios preparados para a Copa do Mundo de 2014.
A decisão, que deve ser tomada pelos dirigentes da Conmebol ainda no primeiro semestre deste ano, ainda não tem uma data oficial marcada. O Conselho da entidade se reunirá para debater e definir os rumos das copas.
Outro fator importantíssimo visto pelos cartolas da CBF é de que as três últimas finais de Libertadores foram entre clubes brasileiros: Flamengo x Athletico em 2022, Palmeiras x Flamengo em 2021, Santos x Palmeiras em 2020. Se forem puxados os anos anteriores, em 2019 o Flamengo também chegou à final, mas contra o River Plate, e o Grêmio chegou à finalíssima em 2017, contra o também argentino Lanús.
Não é a Conmebol que sugere as cidades que sediam os torneios, mas, sim, os próprios locais que se apresentam à entidade como possíveis sedes para as decisões de Libertadores e Sul-Americana. O período de ‘inscrições’ ainda não foi encerrado, podendo as confederações nacionais se manifestarem a respeito de interessados.