Com a conquista da Libertadores pelo Flamengo no último sábado (29-out), o clube carioca garantiu sua participação na próxima edição do Mundial de Clubes da Fifa em 2023. Apesar de o torneio ainda não ter datas confirmadas pela Fifa, ele deve ocorrer no primeiro trimestre de 2023, com o formato eliminatório com sete clubes (seis campeões continentais e o campeão do país-sede).
Segundo a Fifa, o Mundial deverá acontecer entre fevereiro e março, pois o campeão da Ásia, só será conhecido em 26 de fevereiro. O país-sede também não foi confirmado pela Fifa, em uma temporada fortemente impactada pela realização da Copa do Mundo entre novembro e dezembro deste ano, no Catar.
A próxima edição do Mundial já tem garantidos:
Flamengo, campeão da Libertadores
Real Madrid, campeão da Liga dos Campeões
Wydad Casablanca, do Marrocos, campeão da Champions da África
Seattle Sounders, dos EUA, campeão da Concachampions
Auckland City, campeão da Oceania
Continua após a publicidade
O atual formato do Mundial de Clubes não é bem visto pela Fifa, que o considera um o torneio um fracasso do ponto de vista técnico e comercial. Mas a entidade tem planos para mudar o formato do Mundial, realizando edições de quatro em quatro anos e expandido a quantidade de times de sete para 24. A ideia é ter mais campeões de cada continente disputando o mesmo torneio. Enquanto a ideia não sai do papel, o formato atual é mantido.
O último campeão não-europeu do Mundial foi o Corinthians, em 2012, quando venceu o Chelsea, da Inglaterra, na final. Desde então, o torneio foi conquistado quatro vezes pelo Real Madrid (2014, 2016, 2017 e 2018), duas pelo Bayern de Munique (2013 e 2020), uma pelo Barcelona (2015), uma pelo Liverpool (2019) e uma pelo Chelsea (2021).