Home Futebol Jogadores protestam antes dos jogos contra novos trechos da Lei Pelé

Jogadores protestam antes dos jogos contra novos trechos da Lei Pelé

Jogadores protestam antes dos jogos contra novos trechos da Lei Pelé
Jogadores protestam antes dos jogos contra novos trechos da Lei Pelé
Gabigol protesta contra a mudança em pontos da Lei Rei Pelé, colocando a mão em sua boca

Os jogos do final de semana do Brasileirão foram marcados por protesto de vários jogadores instantes após o apito inicial dos jogos. Com a mão na boca, os jogadores chamaram atenção para os novos trechos da Lei Geral do Esporte, que altera a Lei Pelé para o futebol.

Na Série A, os protestos aconteceram em jogos importantes como Corinthians x Flamengo, Atlético-MG x São Paulo, Fortaleza x Palmeiras e Atlético-GO x Santos. No sábado os atletas do Ceará já tinham feito o mesmo gesto no jogo contra o Fluminense. A manifestação também aconteceu em partidas da Série C e D.

O protesto com a mão na boca ressalta a ideia de que a classe não foi ouvida na formatação dos artigos que, segundo eles, embora seja excelente em vários aspectos, retiram direitos trabalhistas.

Uma das principais reclamações dos jogadores é referente ao fato de se um atleta assinar contrato com outra equipe antes de receber o que devia, o clube anterior poderá ficar isento de pagar o restante caso o novo salário do indivíduo seja maior do que aquele que foi rescindido.

Além desse ponto, os jogadores questionam a multa rescisória dos contratos dos profissionais com os clubes de futebol, que poderia ser parcelada e até mesmo reduzida.

O texto foi aprovado na semana passada pela Câmara dos Deputados com grande maioria (398 votos a favor do projeto e apenas 13 posições contrárias), o texto agora será encaminhado para o Senado Federal. Os jogadores querem que o senador Romário seja o relator do texto na tramitação no Senado.