Home Futebol Clubes da Série A e B assinam criação da Liga Brasileira de...

Clubes da Série A e B assinam criação da Liga Brasileira de Futebol

Clubes da Série A e B assinam criação da Liga Brasileira de Futebol

Os clubes Palmeiras, Corinthians, São Paulo, Flamengo, Santos, Bragantino, Cruzeiro e Ponte Preta assinaram na terça-feira (4-mai) o documento da Libra (Liga Brasileira), durante encontro de presidentes em um hotel na capital paulista, em nova tentativa de união dos clubes para a criação de uma nova liga para o futebol brasileiro.

No entanto, a reunião ainda não conseguiu ter um acordo coletivo com os demais clubes brasileiros, que desejam uma discussão maior sobre a divisão das receitas. No estatuto da Liga, está prevista a eleição de um Conselho quando houver 12 participantes. Se esse número não for atingido em até oito meses, a reunião dos times servirá apenas para discussão econômica.


Atlético-MG e Vasco também manifestaram interesse, mas ainda não oficializaram a entrada no grupo. Eles precisam de uma aprovação interna nos respectivos conselhos antes de assinarem o documento. Londrina e Guarani também deram parecer positivo. Já o Athletico PR, tem se mantido contrário a tudo que possa possibilitar novos ganhos para o clube.

Por enquanto, o grande entrave é como será feita a divisão de dinheiro entre os times da Série A e até mesmo quanto desse montante estará na Série B.

Depois do encontro, o Botafogo se manifestou e confirmou um novo encontro na semana que vem. “Entendemos que o próximo passo é reunir os 40 principais clubes do futebol brasileiro na sede da CBF, no dia 12 d maio, para uma posição em consenso. Até lá, todos terão tempo para avaliar os termos que estão na mesa. Temos pressa, mas não podemos errar. O futebol brasileiro precisa dar passos sólidos nesse importante momento de revolução que a Liga representa” diz nota do clube.

A princípio, a ideia é que esses oito participantes desenvolvam a ideia e consigam mais apoio até 2025, ano em que o Brasileirão, pelo menos na teoria, será organizado pela primeira vez pela Liga de clubes.