Home Futebol Corinthians já soma cinco derrotas em clássicos na atual temporada

Corinthians já soma cinco derrotas em clássicos na atual temporada

A derrota para o Palmeiras no sábado (23-abr), por 3 a 0, foi a quinta sofrida pelo Corinthians em clássicos na temporada. Um retrospecto preocupante para um clube que pegou fama de crescer em jogos contra os maiores rivais.

A última vez que o Corinthians não venceu os cinco primeiros clássicos da temporada foi em 2007, ano do rebaixamento no Brasileirão. Na época, foram seis jogos contra os rivais até a primeira vitória (quatro derrotas e dois empates). Já perder cinco clássicos consecutivos não acontecia desde 1959.


Troca de técnico
O primeiro fator, algo que já foi até admitido pelo presidente do Corinthians após a eliminação nas semifinais do Paulistão, foi a troca de treinador. Muito pressionado, Sylvinho acabou demitido no início de fevereiro, após a derrota para o Santos.

O técnico português Vítor Pereira, chegou no dia 23 de mesmo mês. O treinador, inclusive, estreou em um clássico. Pela primeira fase do Paulistão, o Timão perdeu para o São Paulo fora de casa. A tentativa de encontrar uma equipe considerada titular e o processo de conhecimento do elenco de Vítor Pereira também refletiu em campo.

Nos três primeiros clássicos do português, o treinador conseguiu repetir a escalação nos dois jogos contra o São Paulo. No último sábado, Vítor Pereira começou com jogadores novos como titulares, como Rafael Ramos, Raul Gustavo, Gustavo Mantuan e Júnior Moraes.

É fato que o Corinthians se torna muito mais forte com a Fiel ao seu lado. O Timão disputou apenas um dos cinco clássicos da temporada em casa. O primeiro e único foi contra o Santos, jogo que culminou na demissão de Sylvinho. Depois disso, enfrentou o São Paulo e o Palmeiras fora de casa, também na primeira fase do Paulistão.

O terceiro clássico também foi longe de sua arena, já que o Timão não conseguiu se classificar com uma campanha melhor do que a do São Paulo, e acabou sendo eliminado nas semifinais do estadual no Morumbi. O último e mais recente, pelo calendário definido, tinha o mando do Palmeiras.

Apesar de o Corinthians contar com jogadores que sabem bem o que é um clássico, como Fagner, Paulinho, Maycon e Renato Augusto, o Timão não vem apresentando a raça e brio que acostumou mostrar para a torcida em outros anos. É crítica constante por parte da torcida.

Outro fator importante na análise dos clássicos perdidos pelo Corinthians neste ano é a desatenção. Pelo menos quatro dos dez sofridos contra os rivais foram no início do jogo ou no começo da segunda etapa. No sábado, roteiro repetido contra o Palmeiras. Aos 13 minutos do primeiro tempo.