Home Futebol Fifa marca reuniões com técnicos para debater Copa do Mundo a cada...

Fifa marca reuniões com técnicos para debater Copa do Mundo a cada dois anos

185

A Fifa convidou todos os treinadores de seleções para uma discussão (videoconferências) sobre o novo calendário” do futebol mundial a partir de 2024. A ideia inicial de realizar a competição a cada dois anos está ganhando mais força a cada semana.

Estará na pauta, o pedido de que as próximas edições sejam feitas com mais velocidade (independente dos choques com outras competições, como as Olimpíadas), que ocorrem em Paris em 2024.


O interlocutor da ideia será o ex-técnico Arsène Wengere hoje é um dos porta-voz da entidade e que é um dos maiores defensores da redução de intervalo do torneio. Os debates terão, segundo a Fifa, “uma ampla gama de tópicos, incluindo a saúde dos jogadores, janelas internacionais de seleções, frequência das finais da Copa do Mundo e outras questões importantes do futebol”.

Como treinadores de futebol masculino, a contribuição de vocês é essencial. As oportunidades que temos de nos encontrar são raras, mas devemos aproveitá-las, porque esse diálogo ajuda todos nós a proteger o lugar extraordinário que o futebol ocupa no mundo e a tornar nosso esporte verdadeiramente global“, disse Wenger.

A Fifa argumenta que uma Copa do Mundo bienal aumentaria as chances de os países disputarem o torneio e que um processo de qualificação simplificado, com menos paradas internacionais, reduziria as viagens dos jogadores. A Uefa, responsável pelo futebol europeu prometeu se opor aos planos da Fifa. Fontes esportivas informaram que os organismos europeus se recusarão a participar de qualquer novo torneio e calendário se os planos forem adiados em uma votação planejada em dezembro.