Home Futebol Uefa aprova novo formato da Champions League agora com mais clubes envolvidos

Uefa aprova novo formato da Champions League agora com mais clubes envolvidos

560

Uefa aprova novo formato da Champions League agora com mais clubes envolvidosA UEFA aprovou nesta semana um novo formato para a Champions League, principal torneio de clubes do mundo a partir de 2024. A ideia da entidade é mesclar tipos de disputa e, com isso aumentar o número de clubes participantes dos atuais 32 para 36. Em uma primeira fase, cada equipe entraria em campo dez vezes (cinco em casa e cinco fora) contra rivais de todos os tipos, tanto em qualidade como em localização.

Passadas essas rodadas iniciais, os oito melhores colocados avançam diretamente às oitavas de final, à espera dos demais adversários, os que ficassem entre a nona e a 16ª posição jogariam uma eliminatória contra os classificados de 17º a 24º. Assim, em partidas de ida e volta, haveria as oitavas, quartas e semifinais, com a decisão ocorrendo em duelo único.


Para buscar um mínimo de equilíbrio técnico, os clubes seriam divididos em quatro ‘categorias’, levando em consideração a posição na liga local e as últimas aparições na Champions. Assim, com base em um coeficiente, haveria a alocação dos confrontos. Os melhores, na arrancada da competição, pegariam dois rivais de seu “nível”, três do seguinte, outros três da penúltima leva e dois dos participantes mais “fracos”.

O mesmo formato será aplicado na Liga Europa (mínimo de oito partidas de liga) e na nova Europa Conference League (seis partidas). Ainda será discutido se essas duas competições serão também expandidas para 36 equipes.