Home + Notícias Sinfônica relembra homenagem a Zé Keti no canal Cultura Abraça Campinas; veja...

Sinfônica relembra homenagem a Zé Keti no canal Cultura Abraça Campinas; veja como assistir

225

A Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas relembra nesta quinta-feira, 16 de setembro, o vídeo em homenagem ao famoso Zé Keti, que completa nesse mesmo dia, 100 anos de nascimento.

• O famoso compositor nasceu no dia 16 de setembro de 1921 e foi o criador de sambas como Máscara Negra, música escolhida pela Orquestra na gravação on-line que reuniu o cantor Dudu Nobre, a Orquestra Anelo e as Escolas de Samba de Campinas

A gravação está no canal do Youtube Cultura Abraça Campinas (veja abaixo mais informações e como assistir).

• A produção, que foi lançada também no dia 16, em fevereiro, reuniu participações gravadas remotamente de Dudu Nobre, no Rio de Janeiro; do Instituto Anelo, dos ritmistas das escolas de samba, assim como dos diversos naipes da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas, composta de cordas, madeiras, metais e percussão. Os registros foram editados e mixados em Campinas, durante a pandemia.  

>> Assistir vídeo – Youtube Cultura Abraça Campinas

Sobre o artista

Nascido em 1921 no Rio de Janeiro, José Flores de Jesus, o famoso compositor Zé Keti, é um dos principais compositores populares nacionais. Foi pedreiro, feirante e exerceu muitos ofícios no decorrer da vida, mas foi a música que o imortalizou.

Zé Keti é autor de obras primas como Máscara Negra, A Voz do Morro, Opinião, Diz que Fui Por Aí, Acender as Velas, entre tantos outros clássicos da música nacional, seu nome está profundamente ligado à história da Escola de Samba Portela, do Rio de Janeiro.

Zé Keti faleceu em 1999, na cidade em que nasceu.  Máscara Negra foi composta para o Carnaval de 1967. Essa marcha rancho foi gravada pelo próprio compositor e também por Dalva de Oliveira. A música venceu o Primeiro Concurso de Músicas para Carnaval, criado pelo Conselho Superior de MPB do Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro.