Home + Notícias Camerata Filarmônica de Indaiatuba realiza concerto beneficente “Jovens Talentos”; veja como assistir

Camerata Filarmônica de Indaiatuba realiza concerto beneficente “Jovens Talentos”; veja como assistir

249

Um dos principais objetivos da Associação Camerata Filarmônica de Indaiatuba (ACAFI) é contribuir com o desenvolvimento de talentos da música clássica, colaborando para que consigam viabilizar seus estudos em grandes centros de música mundiais. Assim, no domingo dia 8 de agosto, às 18h, a ACAFI realizará, na Colônia Helvetia, o concerto beneficente “Jovens Talentos”.

A sugestão de contribuição voluntária é de R$20,00. O propósito do evento é auxiliar o jovem flautista e monitor dos projetos Camerata Aprendiz e Jovem, Lucas Martins Pedro, de 27 anos, com os custos de vida na Suíça, onde foi aceito no programa de mestrado da Universidade de Artes de Zurique, na classe de Philippe Racine, renomado flautista suiço. O curso terá início em setembro de 2021 e duração de dois anos. Para que Lucas consiga se manter durante esse período serão necessários, em média, R$120.000,00.

Durante a semana que antecede o dia do concerto, de 2 a 7 de agosto, os ensaios, que acontecerão das 19h às 22h no mesmo local da apresentação, serão abertos à imprensa. Lucas Martins Pedro, atração principal e motivação do concerto, estará disponível para entrevistas durante esse período.

  • Seguindo os protocolos estabelecidos pelo governo do estado de São Paulo para a Covid-19, o concerto terá capacidade limitada, com espaço para 30 pessoas. O evento também será transmitido pelo canal do Youtube da ACAFI e as doações podem ser feitas via PIX, pela chave 20.939.604/0001-05.

Lucas é bacharel em flauta transversal pela Universidade de São Paulo (USP). Durante sua graduação, o flautista tocou nos mais importantes grupos jovens da América Latina, como Orquestra Jovem do Estado, Banda Jovem do Estado e Orquestra Jovem do Theatro São Pedro, além de importantes orquestras profissionais do país, como a Orquestra Sinfônica da USP (OSUSP) e a Orquestra do Theatro São Pedro (ORTHESP). Entre os grandes festivais de música nacionais e internacionais que Lucas participou estão o Festival Internacional de Campos do Jordão e 8th Annual Texas Summer Flute Symposium, em Dallas, TX, nos Estados Unidos. Em 2020, de maneira remota, participou da YOUTH ORCHESTRA OF AMERICAS (YOA), festival de orquestras mais importante das Américas na atualidade.

Abaixo, confira o repertório do concerto “Jovens Talentos”:

Vivaldi – Abertura da ópera “L´olimpiade” (I movimento) (5 min)

Vivaldi – Concerto para piccolo em Dó maior, RV 443 (12 min)
solista: Lucas Martins

C. P. E. Bach – Concerto para flauta Wq 166 H. 430 (20 min)
solista: Lucas Martins

Fauré – Elegy (6 min)
solista: Déverson Correio

Clovis Pereira – Aboio (6 min)

Bis.

Villa-Lobos – Assobio a Jato
Solistas: Lucas Martins e Déverson Correia

Sobre a Camerata Filarmônica de Indaiatuba

A Camerata Filarmônica de Indaiatuba é uma associação sem fins lucrativos (Acafi), atuante no segmento musical, com propósitos artísticos, educacionais e sociais. A equipe conta com músicos profissionais, educadores musicais e cargos de apoio de gestão, além da Diretoria Executiva, Conselho Diretor e Conselho Fiscal. A Acafi mantém a atuação de grupos musicais, como a Camerata Filarmônica Brasileira, Camerata Filarmônica de Indaiatuba, a Camerata Filarmônica Jovem, a Camerata Filarmônica Aprendiz e o Quarteto Guarany, além do Projeto Camerata Comunidade, em Parceria com a Secretaria Municipal de Cultura de Indaiatuba e a Prefeitura Municipal de Indaiatuba.