Home Futebol Copa do Brasil: como será a edição 2020?

Copa do Brasil: como será a edição 2020?

3002

Copa do Brasil: como será a edição 2020?A edição de 2020 é a 32º da Copa do Brasil e terá 91 times participando até a final. O torneio começou no dia 5 de fevereiro e a final será no dia 16 de setembro.

Entre os 91 participantes, 11 equipes entram diretamente nas oitavas de final. As outras 80 equipes restantes tiveram o sorteio para definir a competição da primeira fase no dia 12 de dezembro de 2019.

Primeiras fases
Para o sorteio da primeira fase, os 80 times foram divididos em oito potes com 10 times cada um. Esta fase foi realizada em partida única, assim como está sendo jogada a segunda fase com os 40 vencedores da fase anterior.

A partir da terceira fase, as 20 equipes vencedoras da segunda fase começam os duelos em dois jogos, ida e volta. Em caso de empate entre os dois jogos, a decisão será nos pênaltis. Após terminar a terceira fase será realizado o sorteio entre as 10 equipes vencedoras para definir os confrontos para a quarta fase.

Na quarta fase, em caso de empate entre os jogos de ida e volta, a decisão também será definida nos pênaltis, assim como na fase anterior.

Fase final
Após a decisão da quarta fase, os cinco vencedores passam às oitavas de final. Nesta fase é onde entram os 11 times pré-classificados e as 16 equipes estarão em um pote único para o sorteio dos jogos.

Na edição desta Copa do Brasil 2020, será a primeira onde todos os times estarão em um único pote. Até o ano passado, os potes eram separados em dois, um com os times pré-classificados e o outro com os vencedores da fase anterior.

As onze equipes pré-classificadas desta edição são: Palmeiras, Flamengo, Grêmio, Santos, Atlético Paranaense, Corinthians, Internacional, São Paulo, Fortaleza, Red Bull Bragantino e Cuiabá.

As oito equipes que vencerem a fase anterior passam às quartas de finais onde o cruzamento também será sorteado em um pote único.

A grande final da Copa do Brasil será nos dias 10 e 16 de setembro de 2020.

Datas da Copa do Brasil
Detalhe de cada fase da Copa 2020:
Primeira fase: 05 a 12 de fevereiro
Segunda fase: 19 e 26 de fevereiro e 04 de março
Terceira fase: 11 e 18 de março
Quarta fase: 08 e 15 de abril
Oitavas de final: 29 de abril 13, 20 e 27 de maio
Quartas de final: 15 e 26 de julho
Semifinal: 05 e 12 de agosto
Final: 10 e 16 de setembro

Os 5 times com mais títulos da Copa
Os cinco clubes com mais títulos da Copa do Brasil estão na competição este ano. Em ordem do time com mais títulos, eles são em: Cruzeiro, Grêmio, Flamengo, Corinthians e Palmeiras.

O Cruzeiro ganhou, entre as últimas 31 edições, 6 títulos. Neste ano, o clube passou a primeira a fase e está disputando a segunda.

O Grêmio fica em segundo lugar com 5 títulos ganhos, e o Flamengo, Corinthians e Palmeiras empatam com 3 títulos cada um. Todos eles entram diretamente nas oitavas de finais da Copa do Brasil 2020.