Um novo capítulo histórico para o tênis brasileiro. João Fonseca, de apenas 18 anos, conquistou o seu primeiro título no circuito principal da Associação dos Tenistas Profissionais (ATP) em 16/02.
Com a final na quadra Guillermo Villas, em Buenos Aires, Argentina, o jovem derrotou o argentino Francisco Cerúndolo, número 28 do mundo e principal tenista da casa.
João Fonseca foi campeão do ATP de Buenos Aires e quebrou marcas importantes: tornou-se o mais jovem sul-americano a vencer um torneio da era ATP Tour (desde 1990), superando lendas como Rafael Nadal, Carlos Alcaraz e Pete Sampras na lista de campeões jovens. O primeiro vencedor do troféu argentino foi Gustavo Kuerten, o Guga, em 2001.
Continua após a publicidade
Agora, João é o melhor brasileiro na classificação da ATP. Com o título na Argentina, Fonseca subiu 31 posições no ranking mundial, alcançando o 68º lugar.
Foi uma incrível campanha, a trajetória de João Fonseca até o título em Buenos Aires foi marcada por vitórias expressivas. Ele eliminou três argentinos em sequência — Tomás Martín Etcheverry, Federico Coria e Mariano Navone —, e superou o sérvio Laslo Djere, na semifinal.
Na decisão, encarou um adversário mais experiente e acostumado a grandes jogos. Aos 26 anos, Cerúndolo já foi o 19º do mundo, soma três títulos ATP na carreira e alcançou no domingo sua 200ª partida no circuito. O brasileiro venceu com parciais de 6/4 e 7/6 (7/1), assegurando seu lugar na história.
João Fonseca nasceu no Rio de Janeiro, em 21 de agosto de 2006.
O pai do tenista, Christiano Fonseca Filho se tornou um dos pioneiros no mercado financeiro do Brasil, ao criar a primeira gestora de recursos independente do país. Já a mãe, Roberta Fonseca, deu a gene de atleta ao filho: foi jogadora de vôlei e atuou por grandes clubes. Começou a jogar tênis aos 4 anos no Rio de Janeiro Country Club, que ficava ao lado de sua casa.
www.instagram.com/joaoffonseca