Home Artigos Por que é tão difícil ser campeão da NBA?

Por que é tão difícil ser campeão da NBA?

Ao contrário de outras ligas americanas e do mundo, a NBA é um dos torneios mais difíceis de ganhar. Prova disso é que LeBron James, o maior atleta de basquete da atualidade, tem “apenas” 4 títulos. Mas por que é tão difícil ser campeão da NBA?

Isso é o que nós vamos descobrir aqui neste conteúdo. E se você gosta tanto de basquete que quer apostar no esporte, confira essa oferta de bônus disponível no Lakers Brasil.

Ser campeão da NBA não é uma tarefa fácil

Em ligas de diferentes esportes ao redor do mundo não é difícil ver grandes supremacias de algumas equipes. É o caso do Real Madrid e do Barcelona no Campeonato Espanhol, ou da Red Bull e da Mercedes na Fórmula 1.

A NBA, por outro lado, é um campeonato extremamente equilibrado e difícil de ganhar, e a prova disso é que os maiores campeões, Celtics e Lakers, têm apenas 17 títulos cada um em 77 edições do torneio.

No total, 27 equipes diferentes já conquistaram a NBA desde a sua criação, o que é um número impressionante e demonstra a paridade do torneio.

Se pegarmos um recorte mais recente, nas últimas 20 temporadas tivemos 10 equipes diferentes que conquistaram o torneio. Em qual outra competição do mundo é possível ver um equilíbrio tão grande?

Analisando outros campeonatos ao redor do planeta nos quais há estrelas diferenciadas como LeBron James, é difícil não ver a supremacia de uma ou duas equipes.

Porém, na NBA não é assim e a prova disso é que o “King” demorou quase 10 anos para ganhar o seu primeiro troféu da liga.

Mas o que exatamente explica esse equilíbrio e a dificuldade das equipes para serem campeãs da NBA?

O que faz a NBA tão competitiva?

Na verdade, a NBA já teve um momento de hegemonia de um clube em sua história e foi aí que tudo mudou. Entre 1959 e 1966, o Boston Celtics conquistou 8 títulos seguidos, e mais dois em 1968 e 1969.

A partir daí, a liga criou um teto salarial com o intuito de barrar a supremacia das equipes mais ricas e tornar o campeonato mais competitivo.

O que nós vemos hoje na NBA é o contrário do que acontece em muitas ligas de diferentes esportes do mundo, nos quais os times mais ricos se enchem de estrelas e ganham todos os anos.

A NBA tem vários times extremamente fortes, que entram em cada temporada como favoritas ao título, o que torna a competição mais emocionante e equilibrada.

Além disso, o próprio formato em conferências, algo comum nos esportes americanos, faz com que a competição seja mais complicada de vencer.

No caso da Conferência Oeste, por exemplo, temos muitos times competitivos como os Lakers, os Warriors, os Nuggets, os Suns e os Clippers.

Então antes que LeBron, Davis e companhia possam vencer a NBA, eles precisam enfrentar um páreo duro para conquistar o Oeste e isso por si só já torna a tarefa ainda mais árdua.

O mesmo vale para a Conferência Leste, pois ainda que tenha menos equipes fortes nos últimos anos, não é fácil vencê-la e ir à disputa do título da liga.

Prova disso tudo é que nos últimos três anos tivemos três campeões diferentes em cada uma das conferências.

Esse equilíbrio de forças e equipes com grandes estrelas é o que torna a NBA um dos campeonatos mais emocionantes e atrativos de acompanhar.

E você torcedor, o que acha da atual temporada da NBA? Será que os times do Oeste vão continuar dominando a liga?