O Brasil ganhou a final de duplas mistas do Australian Open de 2023; torneio de tênis disputado em Melbourne, na Austrália.
Luisa Stefani e Rafa Matos fizeram história e conquistaram o primeiro título de uma dupla totalmente brasileira em um Grand Slam. Na noite de quinta-feira (26/01) conseguiram se impor diante dos indianos experientes Sania Mirza e Rohan Bopanna e venceram a final de duplas mistas em 2 sets a 0, parciais 7/6 (2) e 6/2.
Os dois tenistas brasileiros mostram força; não foi um duelo fácil. Luisa Stefani e Rafa Matos jogaram pela primeira vez como dupla neste ano, na United Cup, torneio entre países. Desde então, somam sete vitórias e nenhuma derrota. Do outro lado, no entanto, tinham uma dupla forte, com um currículo recheado de títulos.
Continua após a publicidade
Luisa, alcança mais uma façanha no currículo. Aos 25 anos, a medalhista olímpica disputou, na Austrália, seu primeiro Grand Slam desde a grave lesão no ligamento do joelho direito. Ficou mais de um ano afastada das quadras. Retornou em setembro e enfileirou três títulos de nível WTA antes de chegar a Melbourne: Chennai e Guadalajara, no ano passado, e Adelaide, antes do Australian Open.
Rafa, de 27 anos, decidiu em 2022 se dedicar totalmente ao circuito de duplas. Hoje, é o melhor brasileiro no ranking da ATP, em 29° lugar.
É o sexto título do Brasil em duplas mistas em Grand Slams. Bruno Soares (Australian Open 2016 e US Open 2012 e 2014), Maria Esther Bueno (Roland Garros 1960) e Thomaz Koch (Roland Garros 1975) também alcançaram o feito. Ao somar todas as conquistas em duplas (mistas, masculinas e femininas), o Brasil, agora, tem 22 títulos de Grand Slams. Antes, porém, sempre numa parceria de brasileiro com tenista de outro país.
Luisa e Rafa levantaram o troféu em Melbourne em um feito inédito, sendo a primeira dupla 100% brasileira a se tornar campeã de um Grand Slam.
Continua após a publicidade
Nas duplas mistas, não há pontuação para o ranking em jogo. No entanto, vale (muito) dinheiro. A premiação deve ser dividida entre os dois atletas. Enquanto nas disputas masculinas e femininas a premiação varia entre 21 mil dólares até 479 mil para os campeões, nas duplas mistas é um pouco mais baixo. Mesmo assim, a vitória de Luisa Stefani e Rafael Matos rende aos dois uma premiação 157 mil dólares (cerca de R$ 797 mil).