Home Esportes Brasil conquista posição inédita no Mundial de Ginástica Rítmica

Brasil conquista posição inédita no Mundial de Ginástica Rítmica

Brasil conquista posição inédita no Mundial de Ginástica Rítmica

Brasil conquista posição inédita no Mundial de Ginástica RítmicaAs atletas do Brasil conseguiram uma importante marca para a Ginástica Rítmica, durante o Mundial realizado em Sófia, na Bulgária. No domingo (18-set), na prova dos cinco arcos, as ginastas brasileiras levaram o país ao quarto lugar, com 33.350 pontos. O pódio foi formado por Itália (34.950), Israel (34.050) e Espanha, que somou meio ponto a mais que o Brasil (33.800).

Essa foi a melhor posição do Brasil em apresentação no Mundial, seja de uma prova simples ou mista desde 1975.

O quarto lugar veio em uma disputa exclusiva do Mundial. Mas isso não diminuiu o feito nem a felicidade das integrantes da equipe: Bárbara Galvão, Deborah Medrado, Duda Arakaki, Gabrielle Moraes, Giovanna Silva e Nicole Pircio, comandadas pela técnica Camila Ferezin.

A gente chegar aqui e provar que o Brasil é uma potência na ginástica rítmica não tem preço. Foi por muito pouco que não conquistamos uma medalha de bronze. Esses resultados são fruto de um trabalho de anos. Saímos daqui com a sensação do dever cumprido”, afirmou Duda Arakaki, capitã da equipe.

Continua após a publicidade


Na final dos cinco arcos, o Brasil terminou à frente do conjunto búlgaro, atual campeão olímpico, além de dois finalistas em Tóquio, Japão e China.

Os resultados no Mundial de Sófia classificaram os países medalhistas para os Jogos de Paris, em 2024. Por sua vez, a seleção feminina garantiu vaga no Mundial do ano que vem, em Valência (Espanha), que dará mais cinco vagas para a próxima Olimpíada. Caso não conquiste a vaga olímpica nesta oportunidade, o Brasil terá como última chance o Campeonato Pan-Americano, em 2024.