Home Esportes Após medalha de ouro no Mundial de Atletismo, Alison dos Santos sonha...

Após medalha de ouro no Mundial de Atletismo, Alison dos Santos sonha com Olimpíadas em 2024

Após medalha de ouro no Mundial de Atletismo, Alison dos Santos sonha com Olimpíadas em 2024

Após medalha de ouro no Mundial de Atletismo, Alison dos Santos sonha com Olimpíadas em 2024Alison dos Santos faz história no atletismo após a conquista da medalha de ouro nos 400 metros com barreiras durante o Campeonato Mundial disputado em Oregon, nos Estados Unidos.

O atleta, de 22 anos, venceu uma das provas mais importantes do atletismo na terça-feira (19-jul), com tempo de 46.29, quebrando os recordes sul-americano e do Campeonato Mundial, que pertencia ao norte-americano Kevin Young, com tempo de 47.18. Atualmente, o recorde mundial dos 400 metros com barreiras é do norueguês Karsten Warholm, campeão olímpico, com tempo de 45.94. A nova marca coloca o brasileiro no topo do ranking mundial de 2022.

Inspirado em Joaquim Cruz, campeão olímpico e atual chefe de equipe do Brasil no Oregon, Alison, que mede 2 metros de altura e tem 76 kg, disse que demorou a acreditar no resultado. “A ficha está caindo ainda, estou vivendo o momento. Aproveitando a situação aqui para chegar e comemorar com os meus familiares”, disse o atleta.

Treinado pelo técnico Felipe Siqueira, que o acompanha desde 2018, Alison chegou à final invicto nos 400 metros com barreiras em 2022. Ele havia iniciado a preparação em São Paulo e continuou os treinos na região de San Diego, na Califórnia, a partir de março.

Continua após a publicidade


Com esse resultado, Alison dos Santos superou as campanhas de 2019 e 2021, quando foi finalista no mundial de Doha, no Catar, e medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Tóquio.

O Brasil participou da 18ª edição do Campeonato Mundial de Atletismo nos Estados Unidos com 58 representantes: 23 atletas no feminino e 35 no masculino.

Próximas etapas
Alison viaja para a Europa no dia 3 de agosto. Ele compete em mais três etapas da Diamond League nos 400m com barreiras: no dia 6 de agosto em Silesia, na Polônia; no dia 2 de setembro em Bruxelas, na Bélgica e no dia 8 de setembro em Zurique, na Suíça. O atleta também vai correr a prova dos 400 metros rasos no dia 8 de agosto, no Grand Prix da Hungria.

Jogos Olímpicos de Paris 2024
Alison também mantém o foco nos Jogos Olímpicos de 2024. Antes, vai tentar o bicampeonato nos Jogos Pan-Americanos de Santiago, em 2023. “O foco é melhorar, continuar no progresso, evoluir no resultado, correr cada vez mais rápido e sim, sonhamos com o ouro em Paris, sabendo que a gente tem chance para chegar lá e brigar por isso. A gente provou isso na pista, que veio para cá para conquistar não só o campeonato mundial, mas uma medalha de ouro também nos jogos olímpicos e fazer história”, conclui Alison.