Home Esportes Filipe Toledo vence etapa de Saquarema do Mundial de Surf 2022

Filipe Toledo vence etapa de Saquarema do Mundial de Surf 2022

Filipe Toledo vence etapa de Saquarema do Mundial de Surf 2022

Filipe Toledo vence etapa de Saquarema do Mundial de Surf 2022Filipe Toledo conquistou sua quinta final do ano em oito etapas disputadas e ao segundo título ao ser campeão em Saquarema no Mundial de Surfe no Rio de Janeiro na terça-feira (28-jun), dando um verdadeiro show e disparando na liderança do ranking da WSL. O surfista paulista derrotou Yago Dora na semifinal e na decisão, com direito a nota dez depois de um aéreo, venceu Samuel Pupo, que chegou pela primeira vez na história a um final do CT.

Na classificação do Mundial de surfe, Filipe Toledo chegou a 50.040 pontos, quase 10 mil a frente do australiano Jack Robinson, que é o segundo com 40.225. Ítalo Ferreira subiu de quarto para terceiro com a semifinal em Saquarema e soma agora 34.385 pontos. Griffin Colapinto é o quarto com 33.480 e Ethan Ewing fecha o G-5 com 30.970.

O show na final
Com poucos minutos de bateria, os dois finalistas pegaram a mesma onda. Enquanto, Samuel Pupo foi para a direita e acabou não conseguindo completar a manobra, Filipinho foi para a esquerda, decolou e completou um aéreo espetacular, que lhe rendeu a nota dez.

Pouco depois da nota dez Filipinho, pegou outra onda para a esquerda, deu um série de manobras com muita velocidade e força e tirou 8,67. Com isso, Filipe Toledo chegou a somatória de 18,67, deixando Samuel Pupo numa situação muito difícil, já que tinha apenas 2,96 na soma de suas duas melhores ondas até o momento.

Continua após a publicidade


Com uma grande vantagem e o título praticamente garantido, Filipe Toledo ainda conseguiu pegar um tubo e somou a que era, até então, a terceira melhor nota da bateria ao tirar 7,33. Foi só nos dois minutos finais que Samuel Pupo conseguiu pegar suas duas melhores ondas, uma delas com nota 8.0, mas era tarde demais. A vitória de Filipinho estava mais do que garantida por 18.67 (10 + 8.67) a 10.73 (8.00 + 2.73).

A etapa de Saquarema entra para a história como a de maior domínio brasileiro de todos os tempos. Pela primeira vez, o país teve seis surfistas entre os oito classificados para as quartas de final e todos os semifinalistas. Filipe Toledo foi o campeão e Samuel Pupo o vice, enquanto Ítalo Ferreira e Yago Dora dividiram o terceiro lugar.