Home Esportes Calendário 2022 das provas de ciclismo como; Giro d’Italia, Tour de France...

Calendário 2022 das provas de ciclismo como; Giro d’Italia, Tour de France e La Vuelta

Calendário 2022 das provas de ciclismo como; Giro d’Italia, Tour de France e La Vuelta

Calendário 2022 das provas de ciclismo como; Giro d’Italia, Tour de France e La VueltaAmantes do ciclismo de estrada, certamente já aguardam pelas grandes provas oficiais da UCI para 2022 com as mais tradicionais provas como; Giro d’ItaliaTour de France e Volta da Espanha

Neste ano; o Giro de Itália acontece no mês de maio, Tour de França em julho e a Vuelta a Espanha entre agosto a setembro.

Mas há mais novidades no calendário 2022 aprovado pela UCI para as grandes voltas, como a introdução da Volta a França Feminina, que acontece em paralelo com a prova masculina em julho. Além disso, a Donostia San Sebastián Klasikoa será substituída pela Itzulia feminina, que decorrerá entre os dias 13 e 15 de maio.

Continua após a publicidade


Calendários das grandes voltas de ciclismo de 2022

Giro d’Italia
O Giro d’Italia 2022 que chega a sua 105ª edição será disputado entre 6 e 29 de maio, começando em Budapeste, na Hungria (nas proximidades com a fronteira com a Eslováquia), e terminando em Verona com um contrarrelógio de 17,1 km. O trajeto vai contar com 51 km de escalada ao longo das três semanas. O percurso terá 7 etapas de contrarrelógio.

O Giro 2022 terá a menor quilometragem em contrarrelógio em 60 anos. Além da crono final, o pelotão terá 9,2 km de contrarrelógio na 2ª etapa, na Hungria, num total de 26,3 km.

Continua após a publicidade


Tour de Suisse 2022
A 85º edição do Tour de Suisse 2022 entre os dias 12 a 19 de junho (que termina duas semanas antes do início do Tour de France) será definitivamente um dos mais difíceis dos últimos anos. Mesmo que haja menos montanhas este ano, ainda há uma enorme quantidade de altitude a conquistar. Em particular, a segunda etapa para Aesch e a etapa subsequente através do Jura podem ser classificadas como muito difíceis, juntamente com as chegadas de montanha no Moosalp e em Malbun. Com apenas um contra-relógio no programa, há muitos quilômetros de corrida difíceis a serem concluídos.

Tour de France
A 109ª edição da corrida será realizada entre os dias 1º a 24 de julho e vai começar com um contrarrelógio de 13 km em Copenhaguen, na Dinamarca. Neste ano o Tour passará por Ventoux (um vulcão extinto cuja paisagem lunar varrida pelo vento avança sobre a região da Provença).

A região da Bretanha vai receber a largada e neste ano, o Tour terá mais quilômetros de contrarrelógio em relação a 2020, será 58 km, divididos em um contrarrelógio individual de 27,6 km na 5ª etapa e um contrarrelógio individual de 31 km na penúltima etapa.

O Tour volta ao Alpe d’Huez, terá uma etapa nos paralelepípedos da Paris-Roubaix, a subida a La Planche des Belles Filles logo na primeira semana e um contrarrelógio de 40 km na penúltima etapa.

Tour de France Feminino
Neste ano, a edição feminina (Femmes avec Zwift) será realizada entre os dias 24 a 31 de julho com largada na avenida Champs-Élysées e terminando em La Planche des Belles Filles.

O Tour terminará com uma etapa de montanha no topo de La Planche des Belles Filles. O evento feminino terá a presença de 22 equipes com 6 atletas cada, totalizando 132 ciclistas.

As ciclistas vão percorrer cerca de 1.029 km, divididos em oito etapas. Destaque-se a quinta etapa, que será a mais longa com 175 km (Bar-le-Duc > Saint-Diédes-Vosges) e a última, que conta com a dura subida de Super Planche de Las Belles Filles, somando 1.140m de altimetria com até 8,7% de inclinação e um total de 123km.

Vuelta a España
Último Grand Tour da temporada 2022, a prova deste ano celebra o seu 77º aniversario, e a sua LXXVII edição acontece entre os dias 19 de agosto a 11 de setembro, terá início na cidade holandesa de Utrecht, que vai receber um contrarrelógio por equipes. A edição 2022 da Vuelta vai ter ainda mais duas etapas nos Países Baixos, a segunda, com partida em ‘s-Hertogenbosch e chegada a Utrecht, e a terceira, que vai começar e terminar em Breda.

Depois de 21 etapas, as ruas de Madrid receberão os ciclistas que, durante três semanas, competirão pela conquista da camisa vermelha e liderança da classificação geral.

A Volta da Espanha será o último Grand Tour da temporada 2022, e também a última chance para os pilotos que desejam terminar o ano bem, ganhar um contrato para a temporada seguinte.