Home Esportes Após conquista de título de Roland Garros Rafael Nadal aparece de muletas...

Após conquista de título de Roland Garros Rafael Nadal aparece de muletas devido a doença rara

Após conquista de título de Roland Garros Rafael Nadal aparece de muletas devido a doença rara

Após conquista de título de Roland Garros Rafael Nadal aparece de muletas devido a doença raraO tenista espanhol Rafael Nadal foi visto de muletas embarcando no aeroporto de Barcelona após iniciar um novo tratamento contra uma doença rara no pé esquerdo, dois dias após a conquista de seu 14º título de Roland Garros.

Nadal sofre da Síndrome de Mueller-Weiss, uma condição degenerativa rara que afeta um dos ossos do pé. Este osso é pressionado e acaba desgastado, causando dor intensa na parte de trás do pé.

Nadal precisou do auxílio de muletas como prevenção a uma entorse, mas mesmo assim, o tenista ainda parou para atender os fãs. O tenista realizou a primeira sessão de um tratamento com radiofrequência em Barcelona.

Durante Roland Garros, o espanhol recebeu injeções para aliviar a dor no pé e conseguir disputar as partidas. Ao final do torneio, o tenista não escondeu sua preocupação com a situação. “É óbvio que, nas circunstâncias em que estou, não posso continuar jogando”, afirmou.

Questionado por jornalistas no aeroporto sobre como se sentia, Nadal respondeu: “Não tenho sensações. Em poucos dias saberemos”.

Causas da doença:
A Síndrome de Mueller Weiss é caracterizada por uma necrose avascular. Ou seja, é uma interrupção do fluxo sanguíneo para o osso navicular, no pé. Ela tem causas inespecíficas, mas está associada ao excesso de carga e à baixa irrigação que esse osso tem. Então, isso pode provocar a interrupção do fluxo sanguíneo para o osso, e ele acaba necrosando e morrendo”, explica Rodrigo Luiz Vetorazzi, médico ortopedista e coordenador da ortopedia do Hospital Albert Sabin, de São Paulo.

“Como ainda não foi descoberta qual é a causa específica dessa condição, portanto, não existe uma maneira de prevenir o desenvolvimento dela. Entre os principais sintomas estão: forte dor (por vezes até incapacitante) na região de cima do pé, deformidade no pé e dificuldade para andar. “Uma característica dessa doença é que osso fica em forma de vírgula”, diz o médico.