Home Esportes Jogos Paralímpicos de Tóquio é aberto oficialmente com 162 países com 4.400...

Jogos Paralímpicos de Tóquio é aberto oficialmente com 162 países com 4.400 atletas

215

Jogos Paralímpicos de Tóquio é aberto oficialmente com 162 países com 4.400 atletasOs Jogos Paralímpicos de Tóquio foram abertos oficialmente nesta terça-feira (24-ago), a competição que acontece até o dia 5 de setembro reunirá 162 países e contará com os mesmos protocolos de segurança sanitária utilizados na Olimpíada, encerrada no último dia 8. Ao todo serão 4.400 atletas envolvidos em 22 modalidades na 16ª edição dos Jogos.

Durante a cerimônia, muita chuva, festa artística com uma performance de Karakuri, uma espécie de teatro de marionetes, e a presença do imperador do Japão, Naruhito, além do brasileiro Andrew Parsons, presidente do Comitê Paralímpico Internacional. A bandeira brasileira foi carregada por Petrúcio Ferreira, do atletismo, e Evelyn Oliveira, da bocha. O país foi a 119ª delegação a entrar no estádio seguindo ordem alfabética japonesa.


O Brasil terá 259 competidores, a maior delegação já enviada para uma edição. Em 2026, o país terminou na oitava colocação do quadro geral de medalhas com 14 ouros, 29 pratas e 29 bronzes. A expectativa agora é aumentar competindo em 20 de 22 modalidades – com exceção ao basquete e ao rúgbi em cadeira de rodas.

A equipe russa, assim como aconteceu na Olímpiada, não irá competir com sua bandeira e hino por punição a violação de regras antidoping. Em um dos momentos mais emocionantes da cerimônia, a bandeira do Afeganistão entrou no estádio carregada por organizadores do evento. Por causa de sua situação política, os dois atletas classificados não conseguiram deixar o país e não competirão.

Cinco nações estarão presentes pela primeira vez: Butão, Granada, Maldivas, Paraguai e São Vicente & Granadinas. Assim como nos Jogos Olímpicos, as Paralimpíadas contarão com equipe de refugiados com seis atletas: cinco homens e uma mulher. Três deles são da Síria, um do Irã, um do Borundi e um do Afeganistão.