Home + Notícias Tóquio 2020: Governo japonês proíbe público em todas competições dos Jogos Olímpicos

Tóquio 2020: Governo japonês proíbe público em todas competições dos Jogos Olímpicos

104

Tóquio 2020: Governo japonês proíbe público em todas competições dos Jogos OlímpicosFaltando apenas duas semanas para o início dos Jogos Olímpicos de Tóquio (23-jul a 8-ago), o governo japonês vetou qualquer participação de público nas competições. O pedido formal foi realizado por autoridades da saúde e de um amplo segmento da opinião pública. A decisão, anunciada pela ministra para os Jogos, Tamayo Marukawa, foi divulgada depois que o primeiro-ministro japonês, Yoshihide Suga, declarou na quinta-feira (8-jul) um novo estado de emergência para Tóquio, o quarto desde o início da crise sanitária causada pelo novo coronavírus.

Entre os motivos óbvios apresentados, está o aumento das infecções na capital japonesa devido a variante delta do coronavírus que é altamente contagiosa podendo levar uma pessoa a óbito em até 72 horas.

Leia também:

Programação diária de provas das Olímpiadas de Tóquio


O Governo Japonês, o Comitê Organizador dos Jogos, o Comitê Olímpico Internacional (COI), o Comitê Paralímpico Internacional e a autoridade metropolitana de Tóquio se reuniram na quinta-feira para reavaliar a decisão tomada no mês passado de permitir uma lotação máxima de 10.000 espectadores ou se essa quantidade de pessoas seria revista. Em março já havia sido vetada a presença de espectadores estrangeiros e, agora, está confirmado que os japoneses também não poderão comparecer as competições.

A proibição da presença de torcedores nas competições é o último golpe para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, adiados por um ano por causa do início da pandemia e cuja organização se tornou uma autêntica corrida de obstáculos. A medida, porém, era dada como certa.

Diante do atual cenário, a tradicional cerimônia de abertura do Jogos em 23 de julho no Estádio Nacional será somente para os membros do COI e para pequenas delegações de atletas, o show fica a cargo da tecnologia que terá a responsabilidade de emocionar aos telespectadores do mundo todo, tarefa essa que os japoneses sabem como ninguém.