Home + Notícias Tênis: Após mais de 4 horas de jogo, Novak Djokovic vence final...

Tênis: Após mais de 4 horas de jogo, Novak Djokovic vence final em Roland Garros contra Tsitsipas

208

Tênis: Após mais de 4 horas de jogo, Novak Djokovic vence final em Roland Garros contra TsitsipasCom uma virada ao melhor estilo, o tenista sérvio Novak Djokovic venceu o grego Stefanos Tsitsipas na final do Aberto da França, em Roland Garros 2021. Atual número um do mundo, Djokovic perdia por 2 sets a 0 quando o cenário mudou para o sérvio fechando em 3 sets a 2, de virada, com parciais de 6/7 (2), 2/6, 6/3, 6/2 e 6/4, ao longo de mais de 4 horas de jogo.

Esta foi a 19ª vez que o tenista de 34 anos venceu um Grand Slam, circuito que inclui os quatro principais torneios do mundo e agora está a um de igualar os recordistas Roger Federer e Rafael Nadal. Na carreira, ele acumula agora 84 troféus de simples, além de uma medalha de bronze olímpica em Pequim-2008.

A final começou com Tsitsipas nervoso e cometendo uma dupla falta. Porém, o grego de 22 anos se recuperou e depois de evitar algumas quebras de saque, confirmou o serviço. A partida seguiu sem break até o 11º game, quando Djokovic fez 6-5 e pareceu dominar o rival. Porém, o jovem estreante em finais de Grand Slam não se deu por vencido, devolveu a quebra e forçou o tie-break, onde chegou a ter 3-0, permitiu o retorno do sérvio que teve 6-5, mas acabou novamente mostrando força para virar e marcar 8-6, depois de 69 minutos.

Leia também:

Programação diária de provas das Olímpiadas de Tóquio


Na segunda parcial, Djokovic foi quebrado logo no game de abertura e foi completamente dominado. Com um novo break no sétimo game, Tsitsipas encaminhou a vitória por 6/2 e ficou a um set de um feito inédito. Depois de um equilíbrio nos games iniciais do terceiro set, Djokovic conseguiu uma quebra fundamental em 3-1 e confirmando o serviço fez 6/3 e diminuiu a vantagem do grego.

Stefanos Tsitsipas sentiu a perda do terceiro set e perdeu o saque logo na abertura da quarta parcial. Instável, ele ainda permitiu uma nova quebra e 3-0. Sem dificuldades, Djokovic fez 6/2, empatou a disputa e alongou a decisão.

O quinto set teve início com o experiente sérvio pressionando o grego, que conseguiu evitar o break point no primeiro game, mas Djokovic seguiu mostrando toda sua categoria e obteve a quebra necessária no terceiro game. Depois, o líder do ranking administrou a pressão do rival e garantiu a conquista da segunda Copa dos Mosqueteiros em sua coleção, repetindo a vitória de 2016.

Prêmio
Pela conquista, Djokovic receberá o prêmio de 1,4 milhão de euros (R$ 8,6 milhões) e passa a somar mais 2 mil pontos na ranking mundial pelo torneio francês, Djokovic se torna o primeiro homem da Era Aberta (a partir de 1968) e o terceiro da história, juntando-se a Rod Laver e Roy Emerson, a vencer cada um dos torneios do grand slam duas vezes (Australian Open, Wimbledon e US Open são os outros).