Home + Notícias Conheça os principais locais de disputas para os Jogos Olímpicos de Tóquio...

Conheça os principais locais de disputas para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2021

140
Conheça os principais locais de disputas para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2021
Relógio com a contagem regressiva para os Jogos Olímpicos de Tóquio

Faltando exato 50 dias para o maior evento esportivo do mundo, os Jogos Olímpicos estão chegando depois de ser adiado em 2020 devido a pandemia. Tóquio 2021 será realizado entre os dias 23 de julho a 8 de agosto nos principais complexos esportivos da capital japonesa.

No total, serão utilizados 43 locais durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos (24 de agosto a 5 de setembro): 25 já existiam, 10 são temporários e oito foram construídos para a ocasião.

As instalações estão divididas em duas zonas da capital: a baía de Tóquio, em terrenos artificiais próximos do Oceano Pacífico, e uma ‘Zona Herança’, mais central e que reutiliza instalações dos Jogos Olímpicos de 1964, reformadas ou reconstruídas.


Confira algumas curiosidades sobre elas

Estádio Nacional de Tóquio
Conheça os principais locais de disputas para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2021O maior estádio e símbolo dos Jogos é o novo Estádio Nacional de Tóquio, que sediou os jogos de 1964 e foi demolido em 2015. A reconstrução, modernizou o estádio e ampliou sua capacidade de 48 mil para 68 mil lugares.

O local, conta com um revestimento externo de bambu e um jardim vertical em sua fachada. O estádio sediará as cerimônias de abertura e encerramento, as competições de atletismo e a final feminina de futebol.

Estádio de Yokohama
Construído em 1998, o Estádio Internacional de Yokohama virou sinônimo de sucesso para o Brasil no futebol. Em menos de 25 anos de vida, o estádio foi palco do pentacampeonato do Brasil em 2002 em cima da Alemanha e as vitórias do São Paulo, Internacional e Corinthians no Mundial de Clubes. Nos Jogos de 2021, será o principal palco do futebol e local da final masculina.

No total serão sete sedes do futebol, os demais estádios são; Tokyo Stadium, Sapporo Dome, Miyagi Stadium, Ibaraki Kashima Stadium, Saitama Stadium e o novo estádio Olímpico.

Centro Aquático de Tóquio
Conheça os principais locais de disputas para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2021Construído especialmente para os Jogos de 2021, o complexo será a casa dos esportes aquáticos. Com capacidade para 15 mil espectadores, o Centro Aquático conta com tecnologia de ponta em suas piscinas, dando uma flexibilidade incrível a elas. Tanto a piscina principal como a secundária são modulares, com paredes e chão móveis. A profundidade também pode ser aumentada ou diminuída em até 3 metros.

Sea Forest Waterway
Conheça os principais locais de disputas para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2021Este novo centro para as competições de remo e canoagem fica em uma ilha artificial da baía de Tóquio. Consiste em uma piscina com 6 metros de profundidade e uma extensão de 2335 metros e largura de 198 metros. Cada raia tem largura de 12,5 m. Há um total de 8. A capacidade é de 24.000 espectadores durante os Jogos Olímpicos. Depois será reduzido para 2.000 cadeiras.

Ginásio Nacional Yoyogi
Conheça os principais locais de disputas para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2021Construído originalmente para sediar os eventos aquáticos das Olimpíadas de 1964, o Ginásio dessa vez vai ser a casa dos jogos de handebol. O ginásio é um dos símbolos da arquitetura da cidade.

Nippon Budokan
Conheça os principais locais de disputas para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2021O lendário Budokan também foi construído para os Jogos de 1964, e é conhecido por ter sido palco de grandes concertos musicais. Além de eventos musicais, o ginásio também sediou uma luta entre Muhammad Ali e Antonio Inoki. O Budokan vai ser a casa do Judô e do estreante karatê nas Olimpíadas de 2021.

Ariake Arena
Conheça os principais locais de disputas para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2021As competições olímpicas de vôlei e as paralímpicas de basquete acontecerão nesta arena para 15.000 espectadores. Os painéis solares que cobrem o teto curvado foram projetados de maneira a evitar os reflexos de luz em direção aos edifícios próximos. Como no caso do Centro Aquático, a Arena Ariake tem captores térmicos e bombas geotérmicas com o objetivo de reduzir as emissões de CO2. Depois dos Jogos receberá eventos esportivos e shows.

Estádio de Beisebol de Azuma
Conheça os principais locais de disputas para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2021Os torneios olímpicos de beisebol, esporte mais popular no Japão, e softbol acontecerão no estádio de Azuma, na cidade de Fukushima. O local ficou conhecido em 2011 pelo terremoto, tsunami e acidente nuclear de Fukushima, foi associado simbolicamente ao projeto olímpico, chamado de “Jogos da reconstrução” pelo governo.

Vila Olímpica
Conheça os principais locais de disputas para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2021Em uma faixa de terra retangular recuperada do mar, a Vila Olímpica tem 21 edifícios com dez andares, com 18.000 camas de capacidade durante os Jogos Olímpicos e 8.000 para os Jogos Paralímpicos. Depois dos eventos será um bairro residencial de luxo.