Home + Notícias Fórmula 1 aprova novo formato “sprint qualifying” com pontos em três corridas

Fórmula 1 aprova novo formato “sprint qualifying” com pontos em três corridas

355
Fórmula 1 aprova novo formato "sprint qualifying" com pontos em três corridas
Novo formato permitirá uma corrida extra no sábado

A direção da Fórmula 1 oficializou que passará a adotar o formato “sprint qualifying” em três corridas da atual temporada, o novo formato irá ocorrer em duas provas na Europa e outra em uma região que ainda será definida.

O novo formato (sprint qualifying) terá uma nova sessão de classificação após a primeira sessão livre de sexta-feira para determinar o grid de uma corrida curta no sábado chamada de “sprint qualifying”.

Os resultados do “sprint qualifying”, no qual os pilotos competirão ao longo de 100 quilômetros, determinarão o grid da corrida de domingo, e os três primeiros também receberão três, dois e um pontos, respectivamente.


Estou feliz que todas as equipes tenham apoiado este plano, isto é um testemunho de nossos esforços unidos para continuar envolvendo nossos torcedores de novas maneiras e ao mesmo tempo continuar comprometidos com a herança e a meritocracia de nosso esporte” disse o presidente e diretor-executivo da F1, Stefano Domenicali.

Domenicali já havia falado que uma das corridas que contará com a novidade será o Grande Prêmio de Silverstone, na Inglaterra, em 18 de julho.

Entenda como fica o fim de semana quando este formato for testado:
Treino de sexta-feira
TL1: prática de 60 minutos, onde dois jogos de pneus podem ser escolhidos pelas equipes;

Classificação: formato de classificação normal (Q1, Q2 e Q3), com cinco conjuntos de pneus macios disponíveis para a realização da sessão.

Treino de sábado
TL2: prática de 60 minutos, com um jogo de pneus escolhido pela equipe para a sessão;
Sprint Qualifying: corrida de 100 km (duração de 25-30 minutos) com dois tipos de pneus escolhidos pelas equipes, o resultado da prova define o grid de largada para a prova do domingo.

Domingo
Corrida normal: utilizando dois jogos de pneus. As equipes vão ficar livres para escolher o tipo de pneus que vão começar a prova.