Home + Notícias Ciclismo: Veja o calendário das maiores provas de estrada em 2021 e...

Ciclismo: Veja o calendário das maiores provas de estrada em 2021 e a participação nos Jogos Olímpicos

326

Ciclismo: Veja o calendário das maiores provas de estrada em 2021 e a participação nos Jogos OlímpicosO ciclismo assim como todos os eventos esportivos em todo o mundo precisará se adaptar a nova realidade em que se vive em todos os países, o distanciamento em um momento onde alguns avançam na vacinação contra a covid-19 e outros ainda estão na fase inicial.
………..
Diante desse cenário o calendário de provas de ciclismo de estrada não sofreu grandes modificações, a ser em ajuste de datas como o Tour de France pela proximidade com os Jogos Olímpicos de Tóquio entre os meses de julho a agosto.


Mas, o que é certo que sempre milhões de espectadores de deferentes países, assim como o Brasil aguardam a chegada das grandes provas e as mais tradicionais como Giro d’Italia, Tour de France, Vuelta a España e claro a prova dentro dos Jogos Olímpicos.
………..
Veja abaixo as datas das principias provas de 2021
………..
Giro d’Italia – 8 a 30 de maio (acompanhar)
A 104ª edição do Giro d’Italia vai começar em Turim, a capital da região do Piemonte abrirá o Giro d’Italia pela terceira vem em sua história, após as edições de 1961 e 2011. chamada de Grande Partenza será uma prova de contrarrelógio pelas ruas de Turim com 9 km de percurso.

A competição contará com diversas homenagens à história da Itália. As três primeiras etapas no Piemonte celebrarão os 160 anos da unificação do país. Já as passagens por Ravenna, Verona e Foligno homenagearão o 700º aniversário da morte de Dante Alighieri. Por fim, a etapa de Siena e Bagno di Romagna comemorá o centenário do nascimento do treinador Alfredo Martini. Já os municípios de Campo Felice e Alpe di Mera vão participar pela primeira vez do Giro d’Italia.


Tour de France – 26 de junho a 18 de julho
A 108ª edição da corrida mais tradicional do ciclismo mundial, e que muitas vezes foi decidida nos contrarrelógios individuais. Neste ano o Tour passará por Ventoux (um vulcão extinto cuja paisagem lunar varrida pelo vento avança sobre a região da Provença).

A região da Bretanha vai receber a largada, com Brest na 1ª etapa antes de outras três etapas na região, incluindo uma chegada ao topo da colina em Mûr-de-Bretagne. Neste ano, o Tour terá mais quilômetros de contrarrelógio em relação a 2020, será 58 km, divididos em um contrarrelógio individual de 27,6 km na 5ª etapa e um contrarrelógio individual de 31 km na penúltima etapa.

A 11ª etapa é a que mais chama atenção, com o retorno do Tour ao famoso Mont Ventoux após quatro anos. A montanha será escalada duas vezes pela primeira vez no Tour e vai terminar em descida, o que não ocorria desde 1994.


Jogos Olímpicos de Tóquio – 24 de julho a 8 de agosto
Os Jogos Olímpicos certamente deixarão o ciclismo de estrada mais emocionante. Para os fãs do esporte, a ação começa imediatamente com as corridas de rua na cidade de Tóquio, com início e fim no tradicional jardim do Palácio Imperial já no primeiro fim de semana de abertura dos Jogos.

No geral, com eventos para ciclistas de estrada, montanha e pista os Jogos Olímpicos de 2021 certamente terão mais a oferecer aos fãs do ciclismo do que nunca.

Com a ciclismo de pista e as demais categorias do esporte, as Olimpíadas distribuíram um total de 22 medalhas de ouro, se tornando o terceiro maior esporte em termos de medalhas concedidas e número de atletas participantes.

Vuelta a España – 14 de agosto a 5 de setembro
Último Grand Tour da temporada 2021, a prova sairá da Catedral de Burgos seguindo até Santiago com 21 etapas com perfis para todos os tipos de corredores e sem perder a essência que se forjou nos últimos anos. A Volta da Espanha será o último Grand Tour da temporada 2021, e também a última chance para os pilotos que desejam terminar o ano bem, ganhar um contrato para a temporada seguinte ou entrar em forma para os campeonatos mundiais no final de setembro.