A terceira grande prova ciclística de 2020 acontece a partir desta terça-feira (20-out) com a realização da 75ª edição Volta da Espanha (La Vuelta), que nesta edição terá apenas 18 etapas, ao invés das 21 usuais devido a pandemia coronavírus. O início da Volta irá coincidir com as etapas finais do Giro d’Itália, (termina dia 25). A Vuelta acontece entre os dias 20 de outubro a 8 de novembro.
A prova terá um percurso total de 2.892 km, a competição larga de Irún, local de partida do Caminho de Santiago do Norte, e termina em Madrid, com 47 escaladas categorizadas.
Com a mudança no trajeto, a Vuelta 2020 ficará mais difícil na terceira semana, já que duas etapas com provável chegada em sprint em Portugal foram substituídas por etapas nas montanhas do Oeste espanhol.

Vencedor
O esloveno Primoz Roglic garantiu o bicampeonato da Volta da Espanha, após o fim da décima sétima e penúltima etapa, uma prova de montanha com largada em Sequeros e chegada no Alto de la Covatilla. Roglic resistiu ao ataque de Richard Carapaz e terminou com 24 segundos de vantagem sobre o equatoriano, conseguindo defender a camisa vermelha.
Os segundos ganhos de bonificação foram decisivos para a conquista de Primoz Roglic. Ao longo da competição, o esloveno obteve 48 segundos de bônus, um terço a mais que o equatoriano. A Eslovênia termina 2020 com dos títulos de Grandes Voltas, já que Tadej Pogacar foi campeão do Tour de France.