Home Esportes Calendário 2020 das provas de ciclismo como; Giro d’Italia, Tour de France...

Calendário 2020 das provas de ciclismo como; Giro d’Italia, Tour de France e La Vuelta

975
Calendário das maiores provas de ciclismo de estrada em 2020 como; Giro d’Italia, Tour de France e La Vuelta
Com as medidas de confinamento, provas terão datas alteradas

Com a epidemia do novo coronavírus, a maioria das provas de ciclismo de estrada em 2020 também foram afetadas assim como todos os esportes no mundo. Esperada por milhões de espectadores em diversos países uma das mais tradicionais provas o Giro d’Italia, Volta da Espanha e Tour de France precisaram ser reagendadas pela União Ciclística Internacional (UCI) seguindo as determinações da OMS para o distanciamento e isolamento social.

A UCI confirmou que a única prova sem alteração na data original foi o Mundial da Suíça que será realizado em setembro.

Confira como fica o calendário para as principais provas de 2020

Tour da Suíça 2020
Data original 07 a 14 junho
Nova data: prova cancelada

pandemia de Corona não poupou o maior evento esportivo da Suíça. A organização do Tour de Suisse decidiu cancelar a prova de 2020. Essa foi a primeira vez desde a Segunda Guerra Mundial (de 1939 a 1945) que o tradicional evento não ocorre. A direção de prova tomou a decisão de não adiar o Tour pois não seria viável em termos logísticos e financeiros.

Tour de France 2020
Data original: de 27 de junho a 19 julho
Nova data: 29 de agosto a 20 de setembro
A mais tradicional prova do ciclismo de estrada o Tour de France será realizado sim em 2020, mas com uma nova data ocorrendo entre os meses de agosto e setembro. O Tour de France seguirá a mesma rota, sem alterações, de Nice a Paris.

Mundial de Ciclismo de Estrada
Data original: 20 a 27 setembro
A realização do mundial está mantida pelo fato da prova ser a última grande competição do ano e de acontecer apenas em setembro entre as cidades de Aigle a Martigny na Suíça. A UCI acredita que nesse momento a Europa esteja mais adequada ao combate do coronavírus e assim podendo garantir a segurança dos atletas.

O mundial terá a competição nas especialidades de contrarrelógio e de estrada, nas divisões elite masculino, elite feminino, masculino sub-23, júnior masculino e júnior feminino.

Giro d’Italia 2020
Data original 09 a 31 de maio
Nova data: 03 a 25 de outubro
O tradicional Giro d’Italia, foi adiado e deverá ser disputado depois do Mundial da categoria, marcado para o final do mês de setembro, na Suíça. A 103º edição da competição teria 3.579,5 quilômetros de extensão e contaria com 21 etapas.

Volta da Espanha “La Vuelta” 2020
Data original: de 14 agosto a 06 de setembro
Nova data: 20 de outubro a 08 de novembro
A direção do Tour informou que o adiamento da prova foi devido à crise do covid-19, mas também pelo efeito dominó no restante das voltas.

Nas últimas semanas, o objetivo dos organizadores da UCI e das equipes foi o de salvar pelo menos o Tour de France, o evento no qual todo o calendário anual gira. A direção de prova da Vuelta espera que até o dia 15 de maio possa apresentar o cronograma final.