Home Esportes COI adia Olimpíadas 2020 de Tóquio, jogos ficam para 2021

COI adia Olimpíadas 2020 de Tóquio, jogos ficam para 2021

586

COI adia Olimpíadas 2020 de Tóquio, jogos ficam para 2021Olimpíadas 2020: Após uma série de pedidos de vários países, o (COI) Comitê Olímpico Internacional adiou a realização dos Jogos Olímpicos marcados para acontecer entre os dias 24 de julho a 9 de agosto de 2020 em Tóquio no Japão devido à pandemia do coronavírus em todo o mundo.

Apesar do adiamento para 2021, os Jogos Olímpicos e Paralímpicos seguem com o nome de Tóquio 2020.

O primeiro ministro do Japão, Shinzo Abe, confirmou o pedido de adiamento nesta terça-feira (24-mar). O presidente do COI, Thomas Bach aceitou o pedido de alteração da data, mas uma nova data ainda será definida, mas já certo de que será apenas em julho de 2021.

A decisão sobre o destino dos Jogos Olímpicos deste ano vem logo após os governos do Canadá e Austrália anunciarem que não enviariam seus atletas ao Japão em julho. Além deles, autoridades da França e do Reino Unido estavam pressionando o COI para uma tomada rápida de decisão. Os comitês olímpicos do Brasil, Alemanha e Eslovênia também haviam se manifestado pedindo ao COI uma nova data para a realização dos Jogos.

Já Seiko Hashimoto, ministra japonesa para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos, revelou que Shinzo Abe e Thomas Bach discutiram vários temas, entre eles que o nome do evento continuará sendo Tóquio-2020. “Queremos assegurar que os Jogos serão uma vitória contra o coronavírus”, disse.

As medalhas e os pódios, que sempre levam a logomarca dos Jogos, também seguirão com a grafia Tóquio 2020. Mesmo os Jogos sendo realizados em 2021.

Essa é a primeira vez que os Jogos Olímpicos são adiados. Mas, na era moderna, o evento já foi cancelado três vezes: Berlim 1916, Tóquio 1940 e Londres 1944 – em todas as ocasiões a suspensão ocorreu devido às Guerras Mundiais.