
Dia 26 de julho começam os Jogos Pan-Americanos de Lima, no Peru. O evento tem importância grande para os países que buscam classificar atletas para os Jogos Olímpicos de Tóquio-2020, como o Brasil. O acesso para as Olimpíadas pelo Pan pode acontecer de forma direta ou indireta (por meio do acúmulo de pontos no ranking da modalidade). Veja em quais esportes está em jogo a classificação olímpica.
1) Na Natação, o Pan de Lima serve para a obtenção dos índices olímpicos. A convocação final dependerá dos critérios estabelecidos por cada nação.
2) No Tiro Esportivo, o Pan de Lima distribuirá 24 vagas para Tóquio-2020, 12 em cada gênero.
3) No Surfe, o principal torneio para classificação olímpica é o Circuito Mundial da WSL, mas o primeiro homem elegível e a primeira mulher elegível no Pan de Lima obterão vaga para 2020.
4) As Seleções Brasileiras masculina e feminina de Handebol irão ao Pan com grandes expectativas de garantir vaga em Tóquio-2020. A Federação Internacional assegura um lugar aos campeões.
5) No Atletismo, o Pan de Lima serve para a obtenção dos índices olímpicos e para a pontuação no ranking da IAAF. A convocação final dependerá dos critérios estabelecidos por cada nação.
6) No Hipismo, as duas melhores equipes no concurso completo de equitação e no adestramento, e as três melhores no salto (tirando os EUA, já classificados no Mundial Equestre), garantem vaga. Atletas dessas equipes também asseguram a classificação de seus países na disputa individual.
7) No Hóquei sobre Grama, os campeões em Lima garantem vaga em Tóquio-2020, em cada naipe. Mas o Brasil não tem chances de carimbar o passaporte, já que nem se classificou para o Pan
8) No Levantamento de Peso, o Pan de Lima valerá para obtenção de pontos no ranking mundial.
9) No Tênis de Mesa, o Pan de Lima valerá para obtenção de pontos no ranking mundial.
10) No Badminton, o Pan de Lima valerá para obtenção de pontos no ranking mundial.
11) No Basquete 3×3, o Pan de Lima valerá para obtenção de pontos no ranking mundial.
12) No Caratê, o Pan de Lima valerá para obtenção de pontos no ranking internacional.
13) No Tiro com Arco, o Pan de Lima vale para classificação individual e equipe (arco recurvo).
14) Na Vela, o Pan garante duas vagas na classe Laser Standard (para homens) e duas na Laser Radial (para mulheres). Na primeira, pela qual Robert Scheidt busca ir aos Jogos, o Brasil já assegurou ao menos a presença do país, com João Pedro Oliveira, no Mundial do ano passado.
15) No Tênis, os finalistas do Pan de Lima em cada naipe garantirão vaga em Tóquio-2020. Bia Haddad Maia, a tenista número 1 do Brasil, é uma das esperanças de garantir a classificação
16) No Pentatlo moderno, duas vagas nos Jogos Pan-Americanos de Lima irão para as Américas Central e do Norte, duas para a América do Sul e uma para o primeiro colocado no geral.
17) Nos Saltos Ornamentais, os campeões do Pan de Lima nas provas do trampolim 3 m e da plataforma 10 carimbarão o passaporte para Tóquio-2020.
18) No Nado Artístico, o dueto e a equipe medalha de ouro no Pan garantem vaga em Tóquio-2020.
19) No Polo Aquático, os campeões do Pan em cada naipe garantem vaga em Tóquio-2020.
20) No Taekwondo, o Pan conta pontos no ranking mundial, que classifica para Tóquio-2020.