Home Esportes Colombiano vence Tour de France 2019 e torna primeiro ciclista da América...

Colombiano vence Tour de France 2019 e torna primeiro ciclista da América do Sul a realizar feito

13763
, Colombiano vence Tour de France 2019 e torna primeiro ciclista da América do Sul a realizar feito
Fez história: Egan Bernal, aos 22 anos, é o 1º campeão sul-americano

Um mês depois de ter conquistado a Volta da Suíça de ciclismo, o colombiano Egan Bernal, de 22 anos, garantiu neste sábado (27-jul) o título da edição de 2019 do Tour de France e e garantiu para a América do Sul o primeiro título da competição mais prestigiada do ciclismo mundial. O ciclista da cidade de Zipaquirá, que fica a 2.650 metros acima do nível do mar, entrou para a história.


Em 2015, Bernal esteve no Brasil. Era então vice-campeão mundial de MTB da categoria Junior e venceu a única etapa brasileira da UCI Junior Series, disputada na Copa Internacional de MTB, em São João Del-Rey (MG).

Mas o ciclismo de estrada o pegou. Em 2016, durante sua primeira temporada na Europa, foi contratado pela italiana Androni-Sidermec Bottecchia, uma equipe Pro Continental. Nesta época, chegou a pensar em desistir pois não gostou do frio e da chuva que invariavelmente se torna um desafio a mais nas provas europeias. Um ano depois, era o campeão Sub-23 da Volta de San Luis, na Argentina, e passou a ser disputado pelas grandes equipes.

Aos 20 anos, com vitória em duas etapas e o título geral do Tour de l’Avenir, que serve de vitrine para as promessas do esporte, foi contratado pelo então Team Sky, em 2017. Em 2018, em sua primeira temporada na Sky, foi campeão em sua terra-natal, ao conquistar a Colômbia Oro y Paz, hoje chamada Tour Colômbia, e ainda faturou o Tour da Califórnia. Disputou seu primeiro Tour de France e ganhou o respeito de Froome, quatro vezes campeão, depois de ajudar Geraint Thomas na vitória sobre o Alpe d’Huez e na sua trajetória para a conquista do título.

A França manteve o jejum de três décadas sem vitória, mas o Tour de France ganhou seu terceiro mais jovem vencedor: o primeiro foi o francês Henri Cornet, de 19 anos, que venceu a polêmica segunda edição da corrida, em 1904, e o segundo é o luxemburguês François Faber, alguns dias mais jovem que Bernal quando conquistou o título de 1909.