Home Esportes Usain Bolt é homenageado na festa de gala do atletismo mundial; veja...

Usain Bolt é homenageado na festa de gala do atletismo mundial; veja a premiação dos melhores do ano 2017

552
Usain Bolt é homenageado na festa de gala do atletismo mundial; veja a premiação dos melhores do ano 2017, Usain Bolt é homenageado na festa de gala do atletismo mundial; veja a premiação dos melhores do ano 2017
Warholm, Thiam, Barshim e Rojas foram os premiados na festa dos melhores do ano da IAAF (Foto: Eric Gaillard/Reuters)

A premiação da Associação Internacional de Federações de Atletismo (IAAF) para os melhores atletas de 2017 aconteceu nesta sexta-feira (24 de novembro) em Mônaco, na França. O astro britânico Mo Farah, estava entre os finalistas, porém o saltador em altura do Catar Mutaz Essah Barshim e a heptatleta da Bélgica Nafissatou Thiam foram escolhidos como os melhores atletas do ano do atletismo mundial. Os dois foram campeões mundiais em Londres, em agosto desse ano.




O astro jamaicano Usain Bolt, que encerrou sua carreira neste ano, também foi homenageado com o Prêmio do Presidente, em reconhecimento a seus feitos no atletismo.

O presidente da IAAF, o britânico Sebastian Coe afirmou que é tempo de celebrar e reconhecer as conquistas e as carreiras notáveis de alguns atletas fantásticos, que deixaram suas contribuições incríveis para um ano incrível no atletismo. Coe disse ainda estar particularmente empolgado pela nova geração de talentos, que virou protagonista em 2017 e finalizou: “O atletismo está ansioso por um forte e empolgante futuro”.

Mutaz Essa Barshim foi vice-campeão olímpico nas Olimpíadas Rio 2016 depois de ter ficado com o bronze em Londres 2012. O atleta do Catar foi dominante na temporada 2017. Ele venceu todas as 11 competições que disputou, incluindo o Mundial de Londres e o título da temporada da Diamond League, principal circuito mundial do atletismo. Ele disputava com o fundista britânico Mo Farah e com o sul-africano Wayde van Niekerk, recordista, campeão mundial e olímpico dos 400 metros.

Nafissatou Thiam foi campeã olímpica nas Olimpíadas Rio 2016 e foi campeã mundial no heptatlo em Londres. A belga de 23 anos venceu na votação, feita pelo Conselho Diretor da Federação Internacional de Atletismo (IAAF), a saltadora em altura grega Ekaterini Stefanidi e a fundista etíope Almaz Ayana, que levou o prêmio em 2016.

Como revelações da temporada 2017, levaram os prêmios as estrelas do Mundial de Londres; o norueguês Karsten Warholm, de 21 anos, e a venezuelana Yulimar Rojas, de 22 anos. Ele foi campeão mundial dos 400m com barreiras. Ela já havia sido vice-campeã olímpica do salto triplo no Rio e ganhou medalha de ouro no Mundial de Londres.



O Raio
Seis vezes melhor atleta mundial do ano, Usain Bolt é o recordista absoluto nos prêmios concedidos pela IAAF. Usain Bolt recebeu o Prêmio do Presidente, uma homenagem por sua carreira no atletismo, encerrada no Mundial de Londres, em agosto. O jamaicano foi tricampeão olímpico dos 100m e dos 200m rasos e bi do revezamento 4x100m rasos. Ele também é o recordista mundial das provas.

“Esse prêmio maravilhoso significa muito para mim porque mostra aos mais jovens que, com trabalho e dedicação, tudo é possível”, afirmou Bolt em um vídeo.

Cerimônia de premiação